ExpoPostos & Conveniência

No São Paulo Expo

10, 11 e 12 de setembro de 2024

15ª FEIRA E FÓRUM INTERNACIONAL DE POSTOS DE SERVIÇOS,
EQUIPAMENTOS, LOJAS DE CONVENIÊNCIA E FOOD SERVICE

Seu próximo carro será elétrico? O futuro da eletromobilidade discutido na 15ª Expopostos & Conveniência

28/07/2022

O QUE VOCÊ VERÁ NO BOLETIM DO SEGUNDO DIA DA EXPOPOSTOS & CONVENIÊNCIA:

– Petrobras, Shell e outros players respondem: seu próximo carro será elétrico? 

Self-service na bomba é inevitável, afirmam especialistas 

Gerações Z e Alpha: setor pensa hoje nos clientes do futuro 

– Se pagar já é chato, demorar para pagar é pior: tecnologias agilizam e protegem pagamento 

Zeina Latif, secretária estadual de Desenvolvimento Econômico de SP, prevê recessão moderada e pede união de governo e iniciativa privada 

– As dicas de Camila Farani para os empresários do setor 

– Como as cores, o design e a comunicação visual podem ajudar a vender mais 

Seu próximo carro será elétrico? O futuro da eletromobilidade discutido na 15ª Expopostos & Conveniência 

Entre as novidades e tendências apresentadas durante a 15ª ExpoPostos & Conveniência, um dos principais destaques são as soluções para o futuro dos postos diante do avanço dos carros híbridos e elétricos no mundo. Embora pareça um futuro distante, a eletromobilidade já é realidade. E o próximo carro de grande parte dos brasileiros já poderá ser elétrico. 

Em um setor onde o ESG (governança ambiental, social e corporativa) ganha cada vez mais importância (veja mais detalhes sobre isto no resumo do primeiro dia de evento), a discussão ultrapassa as barreiras da sustentabilidade e passa a mirar no comportamento de consumo e na gestão dos negócios.  

A ITP, por exemplo, fornece os equipamentos e a instalação de painéis fotovoltaicos em postos de combustíveis e está lançando uma nova linha de carregadores rápidos para carros elétricos. Assim, o Posto do Futuro não apenas fornece carregadores, mas também produz a energia que eles consomem.  

“Não adianta só oferecermos os carregadores se o posto irá gastar cinco vezes mais com energia elétrica no fim do mês. Temos que pensar em soluções eficientes com custos menores. Em cinco anos, os eletropostos serão uma realidade comum em muitos postos”, avaliou Carlos Magno Trotta, diretor de marketing da ITP. 

Detentora da rede de Postos Petrobras, a Vibra também está apostando na criação de eletropostos ultrarrápidos — dependendo da capacidade do veículo, a bateria pode carregar 80% em 20 minutos—, cujo objetivo é otimizar a recarga de carros elétricos em vias-chave para o consumidor. Tanto que a primeira instalação foi em uma unidade na Rodovia Presidente Dutra. A estimativa é ter 70 eletropostos em todo país até 2023. 

“A Vibra entrega a energia que o consumidor deseja. Hoje, o modelo tradicional de combustíveis fósseis não faz mais sentido, então, estamos investindo na energia elétrica, que é a nova necessidade do nosso cliente. Um modelo não exclui o outro e a tendência é, cada vez mais, oferecer experiências híbridas para o consumidor”, afirmou Flávio Coelho Dantas, vice-presidente de Varejo e Inteligência de Mercado da Vibra. 

Mudança de conceito 

A Raízen, licenciada da marca Shell, apresenta, durante a ExpoPostos & Conveniência, o Shell Recharge, programa para desenvolvimento de redes para recargas ultrarrápidas de veículos elétricos. A iniciativa pretende chegar a pelo menos 35 pontos da região Sudeste até 2023. A marca afirma que, enquanto um carregador comum pode demorar até quatro horas para uma carga completa, o carregador ultrarrápido viabiliza 100% de bateria em cerca de 35 minutos. 

“Há muito tempo os postos deixaram de ser só um posto de gasolina. Hoje, são postos de serviços, onde o cliente abastece o carro, compra lubrificantes e outros itens de necessidade na loja de conveniência. O ponto de recarga é um complemento desses serviços, não uma substituição”, explicou Gilberto Prado, consultor de mobilidade elétrica da Raízen, cujos pontos de recarga usam fontes de energia renovável. 

A feira também conta com a Electric Experience, realizada pela E-Wolf, startup do Grupo Lupus. O espaço reúne todo ecossistema de eletromobilidade, incluindo exposição de carros híbridos e elétricos, fornecedores de carregadores elétricos, hardware para manutenção de frotas elétricas, representante de aplicativo de carona com veículos elétricos, entre outras soluções.  

“Queremos mostrar para os revendedores de combustíveis que também é preciso ter uma parte dedicada à recarga de veículos elétricos para atender ao novo modelo de consumo e aumentar o tempo de permanência do cliente no posto e na conveniência”, assinalou Mario Panelli, CEO do Grupo Lupus. 

Liandra Boschiero, executiva da Osten Group, destacou que a eletromobilidade está crescendo mais rápido do que o esperado. Um exemplo é que, até então, o tema tinha espaço apenas em eventos do próprio setor. “Hoje, podemos estar em uma feira como a ExpoPostos, porque o público está entendendo mais sobre o tema e os postos estão enxergando uma oportunidade de negócios.”  

Ainda dá tempo 

O credenciamento gratuito para a 15ª ExpoPostos & Conveniência pode ser de forma presencial na entrada do evento, ou online clicando aqui. As inscrições para o Fórum Internacional já foram finalizadas, com lotação total do evento. 

A feira conta com mais de 200 marcas nacionais confirmadas. De acordo com a organização do evento, a área ocupada teve um crescimento de 15% em relação à edição anterior, chegando a 21 mil metros quadrados de espaço de exposição. 

Self-service é inevitável, afirmam especialistas 

De acordo com a lei brasileira, o self-service nas bombas nos postos de combustíveis ainda é proibido, porém, é inevitável que isso vire tendência. Esta é a opinião de especialistas que participaram ontem do painel “Self-service: sonho ou pesadelo?”, da Arena do Conhecimento. 

O advogado do Minaspetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de Minas Gerais) e da Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes), Arthur Villamil, explicou os motivos da proibição, criada há mais de duas décadas. “O que era dito antigamente e ainda é defendido é que esse tipo de serviço pode acabar com os empregos dos frentistas, colocar a segurança do consumidor em risco e outras questões ambientais, como respingo de combustível no solo”, afirma Villamil, que diz que a lei poderá ser alterada ou revogada. 

“De certa forma, o modo self-service já existe no Brasil”, afirma Rui Cichella, ex-presidente do Paranapetro (Sindicato dos Revendedores de Combustíveis e Lojas de Conveniências do Estado do Paraná) e diretor da Fecombustíveis. “Podemos ver no próprio evento [ExpoPostos] diversos carros elétricos que são carregados pelo próprio dono, sem precisar do auxílio de um frentista. Além disso, abastecer o seu próprio veículo é uma prática comum em muitos países e pode ajudar com o problema que muitos donos de postos sofrem atualmente, que é a falta de frentistas.” 

Outro ponto discutido foi que, com o self-service, haveria a redução de taxas e impostos, que seria benéfica principalmente para postos pequenos, que não conseguem manter muitos funcionários. “É importante deixar claro que, com o autoatendimento, haverá uma redução, mesmo que baixa, para os donos de postos, e consequentemente, no valor cobrado aos consumidores”, afirma Carlos Eduardo Guimarães, diretor secretário do Minaspetro e vice-presidente da Fecombustíveis. 

Para os participantes no painel, essa “mudança de chave” irá revolucionar o segmento: desde novas estratégias para melhorar o fluxo dos postos, aumento do número de bombas, tutoriais para que os consumidores evitem erros e, até mesmo, para o prazer de muitos apaixonados por veículos, que irão interagir de uma maneira nova com os seus carros, motos e outros meios de transporte. 

Veja a programação do último dia da Arena do Conhecimento

Zeina Latif: governo e iniciativa privada devem se unir para retomada 

As vendas de combustíveis e lubrificantes ainda não recuperaram os níveis de 2013 e o setor deve enfrentar ainda mudanças de hábitos promovidos pela agenda verde mundial. Esse foi o quadro apresentado pela economista Zeina Latif, secretária estadual de Desenvolvimento Econômico de SP, que abriu o segundo dia do Fórum Internacional ExpoPostos & Conveniência nesta quarta-feira (27). 

Com a palestra “Cenário Político-Econômico: Tendências e Perspectivas”, Zeina disse que vivemos um momento em que o mercado internacional se recupera, enquanto o Brasil enfrenta dificuldades, com inflação elevada e falta de perspectivas. Ela prevê a possibilidade de uma “recessão moderada” por conta da combinação de juros altos e do baixo potencial de crescimento do PIB.  “Não será uma recessão como a de 2014, mas é um quadro delicado”, afirmou. 

Para ela, a situação tende a se normalizar com o tempo, “especialmente se o próximo governo brasileiro se mostrar disposto a fazer as reformas necessárias, indicando uma arrumação nas contas públicas”. Mas ela lembrou que a questão dos juros altos no Brasil vai além da crise e pune os empresários há muito tempo. “Precisamos de uma ação conjunta e que tanto governo como a iniciativa privada estejam dispostos a uma agenda que possibilite a retomada do crescimento”, disse. 

Zeina acredita em uma queda lenta da inflação no Brasil, que demanda taxa de juros elevada por mais tempo. Esse quadro de deterioração do ambiente macroeconômico exige mais esforço dos agentes econômicos. “Os riscos para a inflação, com influência da guerra e reflexos de dois anos de pandemia, pressionam os preços do atacado, de insumos e, consequentemente, de toda a cadeia de negócios, o que requer estratégia e planejamento das empresas”, diz. 

Camila Farani: reinventar-se, digitalizar-se e focar no cliente  

Como é possível ter sucesso nos empreendimentos numa economia como a brasileira, que vive de crises? Para Camila Farani, uma das maiores investidoras e empreendedoras do país, a inquietude é fundamental. Conhecida por ser integrante do programa Shark Tank Brasil, a empreendedora falou para os participantes do Fórum Internacional ExpoPostos & Conveniência nesta quarta-feira (27). E destacou que “o maior diferencial competitivo estará nas empresas que souberem como inovar em seus processos e medir sua eficiência”. 

Para Camila, os negócios que não aceitam essa ideia estão fadados ao fracasso. Antes de apresentar seu currículo e falar sobre seu sucesso empresarial, ela fez alerta à platéia. “Só a inquietude leva onde os acomodados nunca vão estar. A vida é sobre atitude, se reinventar”. 

E como ficam os postos de combustíveis e as lojas de conveniência? Camila entende que o mercado de combustível vai mudar muito. Lembra que o carro elétrico é uma realidade mundial e será também no Brasil. “Então, é preciso que o setor se reinvente e este é o momento mais oportuno”, garantiu. “E o caminho é o investimento no digital. Não é preciso entender, basta terceirizar, mas é fundamental ter foco e planejamento”. 

Mas tudo isso precisa ser feito ouvindo o cliente. Na opinião da empresária, “um novo consumidor está emergindo da pandemia” e é preciso que os empresários o conheçam. “O que essas pessoas querem é conveniência, comodidade, eficiência e identidade”, acredita. “Então, é preciso ouvir os clientes com ouvidos de aprendizado, usando seus insights para mudar”. 

O Fórum ExpoPostos & Conveniência contou ainda com o painel “Tecnologia e Inovação”, que reuniu Augusto Spedaletti, líder de desenvolvimento da Sem Parar; Rodrigo Miranda, fundador da Zaitt; Heloisa Pinho, gerente geral da Waze; e Lucas Porto, head de Novos Negócios da Rappi, com moderação do jornalista Pedro Doria. 

O Fórum é realizado em paralelo à feira, pela manhã, e os ingressos já estão esgotados. Veja a programação do último dia neste link

Gerações Z e Alpha: setor pensa hoje nos clientes do futuro 

Empresas do ramo automobilístico, negócios e combustíveis estão olhando cada vez mais para a geração Z (aqueles que nasceram entre o fim da década de 1990 e 2010) e a geração Alpha (crianças nascidas a partir de 2010), que serão, em grande maioria, os consumidores do mercado. Este assunto foi debatido por especialistas que participaram nesta quarta-feira (27) do painel “A Rodovia do Futuro”, na Arena do Conhecimento. 

O engenheiro de marketing de produto da Volkswagen Truck & Bus, Paulo Razori, apontou aspectos que comprovam que esse “futuro” já está acontecendo e que a tendência é só crescer. “Podemos notar o aumento de carros elétricos, veículos com o uso de GNV e, até mesmo, discussões sobre veículos movidos a hidrogênio. Todos esses exemplos podem ser notados aqui mesmo na feira [ExpoPostos].” 

Esse crescimento vem de uma mudança de pensamento dos novos consumidores, que possuem como prioridades muitas causas que não eram vistas anos atrás. “Hoje, cerca de 42% da população brasileira faz parte das gerações Z e Alpha. Essas pessoas/consumidores já nasceram em contextos diferentes, e se preocupam com causas sociais e ambientais”, afirma Gustavo Guazzelli, diretor da Consultoria do Grupo Bittencourt. 

Além disso, os próprios caminhoneiros, que não fazem parte dessas gerações, já estão envolvidos no mundo digital, como aplicativos da transportadora, seguradora e grupos com outros motoristas. Entretanto, essa mudança terá um alto custo no início. “Talvez tenha que haver uma adaptação da cultura brasileira para rentabilizar esses negócios, como começar a comercializar os usos rápidos dos banheiros, e principalmente, as pausas para dormir e tomar banho,  o que acontece muito com os caminhoneiros”, conclui Paulo Renato, diretor da Rede Olá. 

O debate, que contou ainda com a participação de Arlindo Lins, da Rota Pichilau, abordou também a questão de que, cada vez mais, o consumidor procura postos e conveniência para ter uma experiência completa, e não só abastecer ou recarregar seu veículo. 

Tecnologias de pagamento ágil reduzem filas e oferecem mais segurança 

Se o ato de pagar já não é algo que o consumidor goste, esperar para pagar é ainda pior. É por isso que o assunto “pagamento ágil” vem ganhando tanta força nos últimos tempos. E as empresas do setor de combustível e conveniência não ficam de fora: vêm buscando agilidade, transparência e segurança para os seus clientes.  

“A preferência do consumidor tem sido por comércios que proporcionem autonomia e comodidade, como é o caso do autoatendimento. A tendência do varejo são lojas sem filas, onde o consumidor sabe que vai entrar, pegar o que precisa, pagar no totem e sair”, afirma o diretor da VMtecnologia, Celso Lima. A empresa cria sistemas de autoatendimento, traz soluções para vendas do varejo como os totens ou leitores QR Code, que facilitam a venda por meio da tecnologia.  

Um sistema que deu certo durante o isolamento social e que deve prevalecer nas lojas de conveniência é o Drive-Thru. Outra solução de destaque são os caixas eletrônicos recicladores, que reduzem a quantidade de notas de dinheiro em circulação na empresa. “Hoje o proprietário pode fazer um depósito nos caixas eletrônicos, esse valor é enviado para a conta digital dele e por ser reciclador, permite que o cliente faça saques no próprio caixa eletrônico do estabelecimento”, afirma Camila Santos, supervisora administrativa da HDT Digital. 

Outra empresa que aposta nos caixas eletrônicos recicladores é a Prosegur. O modelo de cofre inteligente com caixa reciclador, além de auxiliar no ponto de venda, permite um fluxo maior de clientes e controle financeiro. “Os nossos cofres contribuem com o controle interno, com a segurança, com o fluxo do caixa ao fazer o depósito no mesmo dia, e conseguimos oferecer uma solução limpa e segura com uma condição comercial bastante adequada”, afirma Sérgio França, diretor comercial e de estratégia da empresa. 

De acordo com a especialista Giselle Valdevez, fundadora da consultoria Valsa, além da agilidade, as empresas também precisam oferecer aos clientes o máximo de opções possíveis. “Os postos de combustíveis e as lojas de conveniência precisam aprimorar os meios de pagamento, trabalhando com todas as operadoras de cartões de crédito, para valorizar o tempo do cliente.” 

Cor, design e tecnologia fazem diferença nas lojas de conveniência 

Para aumentar as vendas das lojas de conveniência é necessário despertar o desejo dos clientes, facilitar a compra e estruturar a circulação do ambiente de forma que todos os produtos fiquem em posições estratégicas. Além disso, oferecer serviços de qualidade e eficiência são obrigatórios. 

Uma das maneiras de chamar a atenção é trabalhar com gôndolas e produtos coloridos. “A dica que sempre damos é colocar os nossos produtos e displays próximos das áreas de pagamentos, por conta da combinação de cores atraentes e de produtos que possuem grande utilidade, como carregadores e fones”, afirma Fábio Martins, da equipe de marketing da Leve-Me. 

Outra maneira é trabalhar com o layout e design das lojas, exibindo de forma clara os produtos e promoções, facilitando, até mesmo, o trabalho dos colaboradores. “Todos os nossos modelos de loja são pensados para rentabilizar ao máximo o metro quadrado e reduzir custo operacional para o franqueado, ajudando na diminuição de desperdícios e a melhora na qualidade de serviço”, explica a arquiteta da BR Mania, Carla Alves. 

Outro ponto que não pode ser ignorado é a tecnologia, que chegou para somar em todas as áreas, e não é diferente nas lojas de conveniência. “Hoje é fundamental que as lojas tenham um controle do fluxo dos clientes e principalmente do seu estoque e caixa. Para isso, a tecnologia é extremamente útil ao conseguir proporcionar serviço de qualidade, rapidez e segurança, como totens de autoatendimento e aplicativos de controle”, relata Rodrigo Torres, diretor executivo da Metanet. 

‘Pandemia mudou visão do consumidor de conveniência’ 

O consumidor mudou sua forma de ver as lojas de conveniência e a pandemia contribuiu para isso. A análise é de Giselle Valdevez, sócia-proprietária da Valsa, empresa especializada em gestão de negócios e treinamento. Proprietária de uma rede de lojas em postos, ela acompanhou a evolução no setor nas últimas décadas e acredita que as mudanças vieram para ficar. 

Giselle falou aos congressistas do Fórum Internacional ExpoPostos & Conveniência, e lembrou que muita coisa aconteceu no mercado de lojas de conveniência, tanto no Brasil quanto no mundo, nesses dois anos de pandemia. “Houve uma verdadeira reinvenção e, apesar de ter trazido adversidades, o nosso canal continuou e continua em expansão e evolução”. 

A empresária destacou que os novos hábitos e necessidades do consumidor, que surgiram por causa do vírus, fizeram com que o segmento se adaptasse e trouxesse soluções criativas para as demandas do momento. “Com a pandemia, o consumidor se tornou ainda mais exigente. E ele quer que as suas compras sejam rápidas, mais próximas de onde ele está. Passou a se preocupar mais com a saúde. Suas escolhas mudaram. A forma de viver e de consumir, também mudanças. As compras on-line passaram a ser mais constantes. O delivery virou necessidade”, analisou. 

Da adesivagem ao LED: comunicação visual é diferencial no segmento 

Utilizar a frota de veículos ou aproveitar espaços não ocupados para a divulgação de marcas e produtos não é uma novidade. No entanto, tecnologias podem elevar a eficiência da prática. É o que querem mostrar empresas que oferecem desde painéis de led até materiais para adesivagem, plotagem e envelopagem, presentes na ExpoPostos & Conveniência. 

Pela primeira vez na feira, a Avery Dennison, empresa especializada em design e produção de autoadesivos e soluções de comunicação visual, apresenta seu portfólio completo de produtos voltados a diferentes aplicações em postos de combustíveis e lojas de conveniência, com destaque para a linha de adesivos translúcidos, destinados à comunicação e sinalização dos pontos de venda de combustíveis. 

“Com a retomada da mobilidade neste período pós-pandemia, espera-se um aumento no consumo dos combustíveis e, consequentemente, expansão dos negócios que atuam nessa cadeia de distribuição. Por isso, a proposta da Avery Dennison é promover a inovação a um dos setores mais consolidados do país”, diz Juliano Lima, diretor da Unidade de Negócios Graphics para a América Latina. 

Já o objetivo da TheLED ao participar da ExpoPostos & Conveniência é mostrar na prática os benefícios e a visibilidade e economia de custos que os postos podem ter ao adotar painéis de led para informação de preços, publicação de ofertas, promoções, lavagem, troca de óleo. “Há um tremendo potencial de aumento de receita das conveniências, que podem, através do uso do painel de led nas vitrines, aumentar significativamente suas receitas ao divulgar seus produtos para aquele consumidor que só vai ao posto para abastecer”, diz Elaine Dias, diretora de Marketing da empresa.  

Rubinho Barrichello dará autógrafos nesta quinta (28) 

Rubens Barrichello, um dos pilotos de automobilismo mais conhecido do país, estará presente nesta quinta-feira (28) no evento, para interagir com o público, oferecer autógrafos e tirar fotos no estande da ALE. Além disso, o seu carro da Stock Car estará em exposição. Nesta quarta-feira (27) estiveram presentes no evento Vampeta, Felipe Massa e outras celebridades. 

Serviço: 

15ª EXPOPOSTOS & CONVENIÊNCIA 

Data: 26 a 28 de julho de 2022 

Horário Feira: das 13h às 21h 

Fórum Internacional: das 8h30 às 13h30 

Local: SÃO PAULO EXPO  

Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP 

Mais informações: https://expopostos.com.br/ | facebook.com/ExpoPostos | @expopostos 

Sobre a ExpoPostos & Conveniência 

A ExpoPostos & Conveniência é o evento oficial dos representantes de distribuição e revenda de derivados de petróleo, lojas de conveniência e food service do Brasil. A feira apresenta as últimas tendências e novidades do mercado, incluindo novos produtos, equipamentos, serviços e tecnologias voltadas ao setor. O evento recebe em paralelo, o Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service, que aborda temas relevantes para o mercado, junto aos especialistas nacionais e internacionais do segmento. O evento está em sua 15ª edição e acontece de 26 a 28 de julho de 2022, no São Paulo Expo, em São Paulo. 

Sobre a GL events 

A multinacional francesa GL events é um dos principais players do mercado de eventos no mundo. Presente em 27 destinos nos cinco continentes, a companhia gerencia 52 espaços e é especialista no atendimento à toda cadeia do setor – desde a concepção à realização de eventos, passando pela produção e oferta de serviços. Sua experiência foi construída em mais de 40 anos de atuação. O grupo possui 315 festivais e feiras proprietários. 

Listada na Bolsa de Valores de Paris – o Eurolist Euronext Compartment B -, a GL events já investiu mais de R$ 1,1 bilhão no Brasil – maior operação depois da França e da China. A marca chegou ao país em 2006 e está presente em quatro principais destinos turísticos e de negócios: São Paulo, Santos – SP, Rio de Janeiro e Salvador. 

No Brasil, a GL events faz a gestão do São Paulo Expo – o principal destino de eventos da América Latina -, do Riocentro, o mais completo centro de eventos e convenções do Brasil, da Jeunesse Arena, a primeira arena multiuso do Brasil, do Centro de Convenções Salvador, do Blue Med Convention Center, no litoral sul paulista, e recentemente assumiu o Anhembi, um dos mais emblemáticos destinos de eventos do Brasil, que receberá investimentos da ordem de R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos para torná-lo um complexo de entretenimento, com uma arena multiuso, um moderno centro de convenções, entre outros equipamentos, para receber congressos, conferências, eventos culturais e esportivos, festivais e feiras, além de fomentar o desenvolvimento da Zona Norte da capital paulista. 

Também promove eventos proprietários de negócios e entretenimento como a Bienal Internacional do Livro Rio, Mondial de La Biére Rio e São Paulo, Welcome Tomorrow, Rio Matsuri, Kids Festival, Streetopia, Congresso e feira Estetika, ExpoPostos & Conveniência e Brasil Brau. A companhia conta ainda com uma linha de atuação especializada na concepção, produção e fornecimento de serviços e instalação de estruturas temporárias para eventos de todos os tipos e portes. 

Informações para Imprensa: 

2PRÓ Comunicação 

Jorge Soufen Jr. – [email protected]  

Carolina Mendes – [email protected]  

Myrian Vallone – [email protected]