Segmento, fundamental para economia, movimenta R$ 500 bilhões por ano no Brasil, segundo dados da ANP
São Paulo, setembro de 2024 – Mais de 24 mil visitantes compareceram durante a 21ª ExpoPostos & Conveniência, maior feira de postos de serviços, equipamentos, lojas de conveniência e food service da América Latina. Os números, expressivos, refletem a importância do evento, que neste ano contou com mais de 250 expositores de mais de 10 nacionalidades, que apresentaram ao mercado soluções inéditas e inovadoras para o segmento, setor fundamental para economia, uma vez que movimenta R$ 500 bilhões por ano no Brasil, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A maior edição de sua história contou com um fórum integrado, com debates sobre o cenário e tendências do setor de postos e conveniência no Brasil, América Latina e EUA.
De acordo com Tatiana Zaccaro, diretora de unidade da GL Events, responsável pela promoção e organização da ExpoPostos, “Em 2024, a ExpoPostos cresceu 60% em número de expositores e a área de estandes praticamente dobrou, alcançando um recorde de 250 marcas. Além disso, em uma iniciativa realizada de forma inédita pela GL, organizadora da feira, foram efetuados processos para neutralizar a emissão de carbono, ação estendida também aos expositores. O objetivo foi contribuir ainda mais como o meio ambiente, e a consequente preservação do planeta, já que a ação permitiu que as organizações presentes pudessem fazer uso dos protocolos internacionais para atingirem as metas de diminuição da emissão de gases poluentes, ajudando, de forma direta, para a redução do aquecimento da Terra”, destaca.
Um grande diferencial dessa edição foi o lançamento do aplicativo oficial da ExpoPostos disponibilizado para as plataformas Android e IOS, o qual possibilitou a realização de network entre todos os participantes e expositores. “Desenvolvido para atender todas as demandas dos profissionais, o app conta com uma interface interativa onde os usuários trocavam contatos e mensagens por chat, visualizavam o mapa completo da feira, bem como podiam participar de um game inédito, onde os próprios visitantes e expositores pontuavam através de interações com o app e nos stands da feira, e concorriam a prêmios nos três dias”, explica.
Outro destaque, continua Zaccaro, foram as discussões propostas, cujos temas são essenciais para o futuro do setor, como a transição para combustíveis mais limpos e as principais tendências globais da área. “No Fórum registramos o dobro de inscritos. E, com isso, tivemos oportunidades únicas de falar sobre o mercado de postos de combustíveis, conveniência e a transição energética, que inclui uma série de inovações e novas necessidades para o segmento”, comenta.
Fórum e Arena do Conhecimento
O evento também contou com a participação de especialistas, que compartilharam suas visões sobre as tendências e desafios desse processo, como, por exemplo, Roberto Ardenghy, do – Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), que ressaltou a relevância da produção de petróleo no Brasil. “Se o Brasil parasse de produzir petróleo, o mundo passaria a emitir mais CO2”.
Thiago Castilha, da Associação Brasileira das Empresas de Equipamentos e de Serviços para o Mercado de Combustíveis e de Conveniência (ABIEPS) apontou o potencial econômico na transição, destacando que “explorar a revenda de energia é uma forma de obter um bom ganho”. Já Daniel Maia, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), indicou que o país já está à frente nessa jornada: “Nós já estamos no futuro”, ressaltando que é preciso avaliar o equilíbrio entre o avanço da matriz energética e o impacto para a população.
O economista Eduardo Giannetti traçou um panorama do mercado internacional de petróleo e os desafios e oportunidades para o setor de combustíveis no Brasil. De acordo com ele, a economia tem sido impactada por eventos de baixa previsibilidade, como a pandemia, guerras na Ucrânia e Oriente Médio – que impactam diretamente o setor do petróleo, polarização política, processo furioso de inovação tecnológica (incluindo inteligência artificial e uso de dados) e aumento da frequência de eventos climáticos extremos (chuvas no Rio Grande do Sul e os incêndios).
Tadashi Suzuki, diretor de Entrada em Novos Mercados da 7-Eleven Internacional, apresentou um case internacional sobre expansão para novos mercados, explicando que a diversidade no mix de acordo com os gostos do consumidor contribuem com o sucesso do negócio. Ele ainda comentou que adotar ferramentas de inteligência artificial para personalizar recomendações de acordo com as preferências dos clientes. A transformação digital foi um dos pontos de destaque do executivo, que comentou sobre soluções de pagamento via escaneamento do rosto, por celular e self-check-out, por exemplo. Além disso, ressaltou a sustentabilidade como ponto alto, com escolha de produtos, embalagens e fornecedores que tenham esse propósito no DNA. Para exemplificar, ele contou sobre as máquinas de smoothie com itens frescos e a venda de café especial com embalagem feita a partir de plantas, implementada na Austrália. O executivo também falou sobre a linha de produtos próprios que ajudam as lojas a ter maior margem de lucro. “Tudo para proporcionar a melhor experiência que o cliente pode ter”.
A Arena do Conhecimento da ExpoPostos estreou em 2024. A área de apresentações integrada à feira foi destinada a receber mais de dezenas de palestras, workshops e apresentações que abordam as novas tendências, tecnologias, leis e regulamentações para postos de serviços e lojas de conveniência, também levou aos presentes diversas palestras que trataram de temas relevantes, dentre os quais, os painéis “Energia do Futuro” e o canal de conveniência na visão da indústria.
Ricardo Berni, diretor de Marketing e Digital da Raízen (Joint-Venture entre a Shell e a Cosan), por exemplo, destacou em sua explanação que a Shell tem investido significativamente em um combustível limpo de segunda geração. “Um dos princípios estratégicos da nossa empresa é o processo de transição energética e a busca por fontes renováveis e a Shell tem feito isso através do que chamamos de E2G – Etanol de Segunda Geração, o qual é produzido a partir do bagaço da cana-de-açúcar”, explica.
21ª EXPOPOSTOS & CONVENIÊNCIA
Mais informações: www.expopostos.com.br | @expopostos
Sobre a ExpoPostos & Conveniência
A ExpoPostos & Conveniência é o evento oficial dos representantes de distribuição e revenda de derivados de petróleo, lojas de conveniência e food service do Brasil. A feira apresenta as últimas tendências e novidades do mercado, incluindo novos produtos, equipamentos, serviços e tecnologias voltadas ao setor. O evento recebe em paralelo, o Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service, que aborda temas relevantes para o mercado, junto aos especialistas nacionais e internacionais do segmento.
Sobre a GL events
A multinacional francesa GL events é um dos principais players do mercado de eventos no mundo. Presente em 27 destinos nos cinco continentes, a companhia gerencia 52 espaços e é especialista no atendimento a toda cadeia do setor – desde a concepção à realização de eventos, passando pela produção e oferta de serviços. Sua experiência foi construída em mais de 40 anos de atuação. O grupo possui 315 festivais e feiras proprietários.
Sobre a Fecombustíveis
A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) é formada por 34 sindicatos patronais e a Abragás e representa os interesses de aproximadamente 43 mil postos revendedores de combustíveis que atuam em todo o território nacional, além do segmento de Transportadores-Revendedores-Retalhistas (TRRs), revendedores de GLP e o mercado de lubrificantes. A Federação é filiada à CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e faz parte da CLAEC (Comissão Latino-Americana de Empresários de Combustíveis). Presente na cadeia há mais de 63 anos, a Fecombustíveis implementa diferentes ações a fim de defender os legítimos interesses de seus associados, incentiva a realização de seminários, congressos e estudos, por meio de seus sindicatos filiados, em prol da qualificação do empresariado da revenda, com difusão de valores de cidadania corporativa, estudos, além de acesso às mais novas tendências de gestão e tecnologias de informação.
Sobre a ABIEPS
Desde agosto de 2001, a Associação Brasileira das Empresas de Equipamentos e de Serviços para o Mercado de Combustíveis e de Conveniência (ABIEPS) reúne os fabricantes de equipamentos, distribuidores, representantes comerciais e os prestadores de serviço que atuam no segmento de postos de combustíveis e suas lojas de conveniência.
Informações à Imprensa
[email protected]
Lenon Hymalaia | (11) 98327-5464
Mariana Cavalheiro | (21) 98600-4033
Melina Coleta | (11) 99770-3868