Cenário político-econômico brasileiro, bem como as principais tendências globais e suas implicações para o país, também foram temas explanados nos painéis.
São Paulo, setembro de 2024 – O primeiro dia de debates do 16º Fórum ExpoPostos & Conveniência, maior evento internacional de postos de serviços, equipamentos, lojas de conveniência e food service, ficou marcado pela encontro de grandes nomes do setor e debate de temas relevantes para todo o segmento.
Na abertura, estiveram presentes Tatiana Zaccaro, diretora de unidade da GL events Exhibitions, responsável pela promoção e organização da ExpoPostos; Armando Júnior, secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho – representando o prefeito Ricardo Nunes; Cristian Bazaga, presidente Associação Brasileira das Empresas de Equipamento e de Serviços para o Mercado de Combustíveis de Conveniência – (ABIEPS); James Thorp Neto, presidente da Fecombustíveis; Roberto Ardenghy, presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP); Emerson Kapaz, presidente do Instituto Combustível Legal (ICL); José Roberto Tadros, presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços (CNC); Fulvius Tomelin, presidente da Ale; Leonardo Remião Linden, presidente Ipiranga; Marcelo Besteiro, vice-presidente Comercial de mobilidade da Raízen; e Ernesto Pousada, presidente da Vibra Energia.
Nesta terça-feira (10), um painel especial sobre a “Energia do Futuro” abordou as perspectivas da matriz energética brasileira nos próximos anos. O debate trouxe uma análise sobre o posicionamento do país no cenário emergente de transição energética, com foco no uso crescente de biocombustíveis e outras fontes renováveis.
Especialistas de diversos setores compartilharam suas visões sobre as tendências e desafios desse processo. Roberto Ardenghy, do IBP, ressaltou a relevância da produção de petróleo no Brasil, afirmando que “se o Brasil parasse de produzir petróleo, o mundo passaria a emitir mais CO2”. Thiago Castilha, da ABIEPS, apontou o potencial econômico na transição, destacando que “explorar a revenda de energia é uma forma de obter um bom ganho”. Já Daniel Maia, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), indicou que o país já está à frente nessa jornada: “Nós já estamos no futuro”. Contudo, ele alertou sobre a necessidade de considerar o impacto social: “É preciso avaliar o equilíbrio entre o avanço da matriz energética e o impacto para a população, especialmente os mais pobres”. Sob a mediação de James Thorp, o painel proporcionou discussões essenciais sobre o futuro energético do Brasil.
A importância do Gás Natural Veicular (GNV) para o cenário energético brasileiro e as estratégias para ampliar seu uso em áreas urbanas e, especialmente, interiorizar sua aplicação no interior do país foram outros temas de destaques, colocando em pauta o futuro do mercado veicular no Brasil. Com mediação de Adriano Nogueira, Presidente do Sindestado-RJ, a palestra contou com participação de Bruno Ambrush, especialista em Gás Natural e Gabriel Kropsch, diretor executivo do Comitê Nacional do GNV.
Para Gabriel, em 2025 possivelmente o Brasil será autossuficiente em gás natural. “O biogás já é economicamente viável e competitivo. Tendo mais escala, haverá mais negócios”. Bruno destacou que no próximo ano o mercado livre deve aumentar a concorrência e diminuir a concentração de players. “Isso pode reduzir o preço no ponto de venda, o que é bom para o consumidor final”.
O Fórum tratou ainda dos desafios e oportunidades do cenário político-econômico do Brasil, expondo as principais tendências globais e suas implicações para o cenário brasileiro e outros países emergentes. O economista Eduardo Giannetti traçou um panorama do mercado internacional de petróleo e os desafios e oportunidades para o setor de combustíveis no Brasil. De acordo com ele, a economia tem sido impactada por eventos de baixa previsibilidade, como a pandemia, guerras na Ucrânia e Oriente Médio – que impactam diretamente o setor do petróleo, polarização política, processo furioso de inovação tecnológica (incluindo inteligência artificial e uso de dados) e aumento da frequência de eventos climáticos extremos (chuvas no Rio Grande do Sul e os incêndios).
Para o economista, há boas notícias para o Brasil com três eventos mundiais se encerrando: hiperglobalização – que permite diversidade de fornecedores e segurança por não depender de concentração de produção; juros e inflação extremamente baixos em países em desenvolvimento; e a China que agora é página virada na história contemporânea com relação ao crescimento de dois dígitos por anos seguidos. Ele ainda destaca o aumento do protagonismo do etanol, que pode proporcionar mais 40% de produtividade. Ainda, destacou os pontos positivos da reforma tributária para o setor do petróleo. “Melhora a transparência, facilita a fiscalização e diminui o custo de transação de cinco para dois impostos. Com isso, teremos uma chance real de diminuir a sonegação, o contrabando e a concorrência desleal”.
As novas características do consumidor também foram tema de um painel no 16º Fórum ExpoPostos & Conveniência, que expôs para os presentes o porquê as companhias precisam estar atentas para uma mudança de perfil. Segundo Roberto James, autor e mestre em Psicologia, os novos consumidores são digitais, ágeis e em busca de experiência, o que faz com que a eletromobilidade se torne um foco central para o setor. “A transição para veículos elétricos não é apenas uma questão de tecnologia, mas de atender a uma demanda crescente por soluções de mobilidade mais sustentáveis e eficientes”, afirmou James. Ele destacou que o consumidor moderno valoriza empresas que oferecem soluções integradas, como pontos de recarga rápida em postos de combustível e parcerias que facilitem o uso de carros elétricos, além de considerar o impacto ambiental de suas escolhas. Essa nova mentalidade reforça a necessidade de o setor se reinventar, investindo em infraestrutura e serviços que proporcionem uma experiência diferenciada, alinhada às expectativas desse público em transformação.
De acordo com Tatiana Zaccaro, diretora de unidade da GL Events, responsável pela promoção e organização da ExpoPostos, “os temas abordados neste primeiro dia de Fórum mostram o quanto o evento trouxe como proposta debates atuais e importantes para o segmento, o que tem refletido no crescimento exponencial de 50% no número de inscritos, que chegou a cerca de 1.500 participantes confirmados para os três dias. O mercado tem passado por uma transformação, em todas as vertentes, e tanto o Fórum ExpoPostos, quanto a feira, têm estado à frente às novas necessidades do segmento”.
Serviço
Data: de 10 a 12 de setembro de 2024.
Horário: Feira, das 13h às 22h. Fórum, das 08h30 às 13h30.
Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP)
Mais informações: https://expopostos.com.br/ | facebook.com/ExpoPostos | @expopostos
Programação do Fórum: https://expopostos.com.br/programacao-forum-internacional-2024/
Credenciamento Imprensa: https://www.sympla.com.br/imprensa—expopostos–conveniencia__2431887
Mais informações: www.expopostos.com.br | @expopostos
Sobre a ExpoPostos & Conveniência
A ExpoPostos & Conveniência é o evento oficial dos representantes de distribuição e revenda de derivados de petróleo, lojas de conveniência e food service do Brasil. A feira apresenta as últimas tendências e novidades do mercado, incluindo novos produtos, equipamentos, serviços e tecnologias voltadas ao setor. O evento recebe em paralelo, o Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service, que aborda temas relevantes para o mercado, junto aos especialistas nacionais e internacionais do segmento. O evento acontece de 10 a 12 de setembro de 2024, no São Paulo Expo, em São Paulo.
Sobre a GL events
A multinacional francesa GL events é um dos principais players do mercado de eventos no mundo. Presente em 27 destinos nos cinco continentes, a companhia gerencia 52 espaços e é especialista no atendimento à toda cadeia do setor – desde a concepção à realização de eventos, passando pela produção e oferta de serviços. Sua experiência foi construída em mais de 40 anos de atuação. O grupo possui 315 festivais e feiras proprietários.
Sobre a Fecombustíveis
A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) é formada por 34 sindicatos patronais e a Abragás e representa os interesses de aproximadamente 43 mil postos revendedores de combustíveis que atuam em todo o território nacional, além do segmento de Transportadores-Revendedores-Retalhistas (TRRs), revendedores de GLP e o mercado de lubrificantes. A Federação é filiada à CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e faz parte da CLAEC (Comissão Latino-Americana de Empresários de Combustíveis). Presente na cadeia há mais de 63 anos, a Fecombustíveis implementa diferentes ações a fim de defender os legítimos interesses de seus associados, incentiva a realização de seminários, congressos e estudos, por meio de seus sindicatos filiados, em prol da qualificação do empresariado da revenda, com difusão de valores de cidadania corporativa, estudos, além de acesso às mais novas tendências de gestão e tecnologias de informação.
Sobre a ABIEPS
Desde agosto de 2001, a Associação Brasileira das Empresas de Equipamentos e de Serviços para o Mercado de Combustíveis e de Conveniência (ABIEPS) reúne os fabricantes de equipamentos, distribuidores, representantes comerciais e os prestadores de serviço que atuam no segmento de postos de combustíveis e suas lojas de conveniência.
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