ExpoPostos & Conveniência

15ª FEIRA E FÓRUM INTERNACIONAL DE POSTOS DE SERVIÇOS,
EQUIPAMENTOS, LOJAS DE CONVENIÊNCIA E FOOD SERVICE

Com recorde de público e de marcas, 15ª Expopostos & Conveniência comprova aceleração do setor

01/08/2022

O QUE VOCÊ VERÁ NO BOLETIM DO ÚLTIMO DIA DA EXPOPOSTOS & CONVENIÊNCIA: 

– O que o público recorde do evento revela sobre o setor? 

– Os principais conteúdos e tendências do segmento 

– Você ainda acha que conveniência só tem pão de queijo e cafezinho? 

– Por que a experiência do consumidor é tão importante 

– Tecnologia: Inteligência Artificial, bombas inteligentes e muito mais 

– Desafios de outros países latino-americanos

A 15ª Feira e Fórum Internacional ExpoPostos & Conveniência chegou ao terceiro e último dia, nesta quinta-feira (28), com números gigantes, que refletem o momento positivo e otimista que vive o varejo de combustíveis e conveniência. O maior evento do segmento na América Latina registrou público recorde – o número ainda está sendo computado, mas supera o da última edição (2019), que registrou 23 mil visitantes. Com alto grau de satisfação, o público conheceu as mais recentes soluções de mais de 200 marcas (adesão 35% maior do que a última edição), além de 45 horas de conteúdo qualificado, em 25 mil metros quadrados de exposição (crescimento de 15% ante 2019), no São Paulo Expo. 

“O recorde de público é a coroação de uma ExpoPostos & Conveniência histórica, que deu vazão a uma demanda reprimida de negócios e refletiu o otimismo da retomada econômica”, afirma Tatiana Zaccaro, Diretora de Unidade de Negócios da GL events. “Mais até do que a quantidade de visitantes, a feira valorizou a união do nosso segmento, ao reunir representantes de esferas como varejo, indústria, entidades de classe e governo, em um ambiente propício à inovação e aos negócios.” 

No pavilhão, profissionais de todos os Estados tiveram a mesma percepção. “A ExpoPostos & Conveniência está excelente. Os organizadores foram incríveis nas escolhas das empresas para este ano, com profissionais interessados e diálogos pertinentes. O que aconteceu nos últimos dois anos deixou o público ávido por novidades, e com certeza eles têm encontrado aqui tudo que estão buscando”, afirmou Fausto Martins Borba, diretor da Rede de Posto Bandeira Branca, de Goiânia. 

“Eu e minha equipe viemos para a ExpoPostos & Conveniência à procura de novidades para o setor de fast food em conveniências, principalmente novos conhecimentos para a nossa loja. Mas eu vi muito além: novidades sobre containers, gerenciamento de postos e sistemas que me agradaram bastante. A feira está bem completa e é muito vantajoso poder ter acesso a esse tipo de evento, ainda mais com o cadastramento gratuito. Certamente voltarei nas próximas edições”, disse Thiago Monteiro de Farias, sócio-gerente do Posto Portal Iporanga, de Santa Catarina. 

Expositores comemoram 

Já os expositores comemoraram contatos adquiridos e negócios fechados. “Foi a melhor edição da qual já participamos”, afirmou Célio Vinícius Lemes, diretor comercial da Metanet. “Viemos para gerar contato e mostrar nossas tecnologias ao público, e esses contatos com certeza vão trazer novos fluxos e novas parcerias. Percebemos que o público estava mais assertivo. Foi excelente, realmente.” 

“Está muito bom, estamos prospectando bastante. Já estamos na expectativa para as próximas edições. Foram mais de 100 leads e agora vamos entrar em contato para ver se convertemos esses negócios, mas estamos muito otimistas”, disse Viktor Tibério, gerente-geral da Sadhu. 

Esta edição da ExpoPostos & Conveniência marcou os 20 anos do evento. A GL events adiantou que a próxima edição já está confirmada – a data será divulgada posteriormente. 

Participantes rasgam elogios ao alto nível das palestras e debates 

Um dos pontos altos da 15ª edição da Feira e Fórum Internacional ExpoPostos & Conveniência foi o conteúdo de palestras e debates, dividido entre o Fórum Internacional (congresso que teve sold out pela primeira vez e a duas semanas do evento) e a Arena do Conhecimento, aberta ao público da feira). 

Para André Pinaud, Key Account Manager da BAT, “foi um momento único, que precisa ser ainda mais explorado nas próximas edições da feira”. “Foram palestras e painéis de alto nível, com representantes das indústrias mostrando um alinhamento do discurso sobre como o negócio deve ser tocado. Isso sem que houvesse qualquer acordo anterior. Foi espontâneo e muito importante para os donos de postos verem que há uma sintonia nas nossas ações”. 

“Muitos expositores, novidades e muita oportunidade de conhecimento, principalmente com o Fórum, que foi excelente, e com a Arena do Conhecimento, com ótimas palestras”, resume Bárbara Nunes, administradora do Posto Nossa Sra. dos Remédios, no Piauí. “Eu vim procurando soluções para monitoramento de tanques e filtros, encontrei e, inclusive, fechei negócio”, comemora. 

O Fórum, que ocorreu paralelamente à feira, reuniu a nata de especialistas nacionais e internacionais do setor, com o mais alto nível de discussão sobre as tendências do mercado, tais como a evolução do varejo de conveniência, a matriz energética brasileira e veículos elétricos, o comportamento do consumidor, gestão de negócios com foco em resultados, ESG (governança ambiental, social e corporativa), as operações nas revendas na América Latina e as tendências tecnológicas do setor – além da correlação dos assuntos com os impactos da Covid-19 na economia e sociedade. 

Entre os palestrantes estavam Zeina Latif, Camila Farani, Adriano Pires, Roberto James, Henry Armour, Lucas Porto, Giselle Valdevez, Alberto Serrentino, Marcelo Borja, Claudio Reboredo, Heloisa Pinho, Paulo Miranda e Rodrigo Miranda. 

Experiência do consumidor permeia discussão durante todo o evento 

Embora não exista receita pronta, especialistas concordam ao afirmar que o consumidor deve estar no centro para garantir o sucesso dos negócios. Tanto que a experiência do cliente foi um dos temas centrais do Fórum Internacional, incluindo nesta quinta-feira (28). 

Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail e consultor, destacou as mudanças dos hábitos de compra após a pandemia. O home office, por exemplo, fez com que as pessoas passassem a frequentar comércios mais próximos de casa em detrimento daqueles localizados perto do trabalho. Já a alta da inflação fez com que as famílias passassem a consumir ainda mais nos atacarejos. 

“Dois terços das famílias brasileiras compram em atacarejos, mas eles têm um formato abastecedor, de alto volume, itens básicos e de baixa frequência. É uma compra programada. Mas o consumidor continua precisando comprar outros itens, como perecíveis, emergenciais e outras cestas pequenas, e a conveniência é quem está próxima para atender essa demanda”, exemplificou o palestrante. 

Já Roberto Naccache, gerente de projetos sênior da McKinsey, falou sobre estratégias e ferramentas para fidelizar clientes, entre elas, programa-fidelidade. Segundo uma pesquisa da consultoria, 90% da clientela que participa desses esquemas mudam pelo menos um comportamento, como escolher a empresa em detrimento de outras, aumentar a frequência de compras no estabelecimento e recomendar a marca para terceiros. 

“É um relacionamento de mão dupla, o consumidor quer uma contrapartida por ter escolhido aquele posto de combustível. Sabemos que um programa de fidelização está funcionando quando ele muda o comportamento do cliente, que irá pagar ou se deslocar mais pelo relacionamento que tem com aquele estabelecimento”, afirmou Naccache. 

Porém, para que o projeto realmente funcione, é preciso que o cliente se sinta motivado a usar a ferramenta e não apenas se inscrever. Neste momento, a personalização dos serviços e recompensas de acordo com o perfil de cada pessoa é essencial. “Aquele cliente precisa se sentir membro, então, use as informações que você tem para o chamar pelo nome, para saber quando ele chega no posto.” 

Consultor e mentor de grandes redes de postos, Marcelo Borja assinalou que o cliente busca, mais do que nunca, rapidez e transparência no atendimento, além de serviços que agreguem a experiência de estar em um posto de combustível, tais como check-up gratuito dos pneus e do nível da água e do óleo, e uma boa loja de conveniência. Hoje, 30% do lucro dos postos vem de serviços adicionados. 

Para o especialista, o primeiro passo para oferecer um serviço de qualidade é investir em uma boa equipe. “Se você cuidar dos seus funcionários, eles irão cuidar dos clientes. Não é pegar o colaborador no colo, é ensinar, dar estrutura, saúde e higiene, e, principalmente, treinar o time.”  

Comer e beber bem: conveniência tem estrogonofe e até grill 

Muito além de salgados e refrigerantes, as lojas de conveniência estão se adaptando aos consumidores, que buscam qualidade nos alimentos e rapidez no atendimento. Com os grandes mercados, como Carrefour e Pão de Açúcar, apostando no segmento de lojas de conveniências, o aumento da competitividade faz com que os proprietários busquem novos conceitos e equipamentos. 

A Croasonho, franquia própria com mais de 76 lojas no Brasil do segmento de restaurante e fast food, apresentou na ExpoPostos & Conveniência um novo conceito para postos de gasolina. Além do carro chefe, que são  os croissants recheados salgados e doces, a empresa inova oferecendo um cardápio físico que preza uma alimentação mais saudável e completa. 

“A nossa proposta é a mesma proposta do restaurante de rua: o intuito é trazer para dentro do posto de gasolina, além das opções convencionais, um cardápio com seis a oito pratos com variedades de strogonoffs, além de opções com massa, carnes e vegetariana”,  diz Rodrigo Gomes, coordenador de operações da empresa. 

Os grills e equipamentos para preparo instantâneo são um grande atrativo para os consumidores que evitam alimentos processados, e também garantem um custo benefício maior para o proprietário do estabelecimento. A Mult-Grill Express, fabricante de grills para cozinhas profissionais, aposta em soluções inovadoras para o Food Service. “A vantagem de preparar o alimento na frente do cliente é que ele vê exatamente os ingredientes que ele irá consumir, e isso aguça a vontade de comer no local”, afirma Eduardo Cesar Moura, diretor comercial da Mult-Grill Express. 

Com consumidores mais exigentes, a busca por criar um ambiente mais atrativo e “de dar água na boca” tem sido crucial para o fluxo de vendas. “Os expositores (de alimentos) têm como principal função valorizar o que está dentro deles. A intenção é fazer com que o cliente compre com os olhos, e isso ajuda o dono da loja de conveniência a vender mais, mantendo a temperatura e iluminação corretas, conservando os produtos da melhor forma possível”, diz Luis Fernando Melech, coordenador de vendas da Auden, empresa que traz para a feira sua linha de expositores refrigerados, aquecidos e vitrines de autoatendimento. 

Tecnologia traz câmeras com IA e bombas inteligentes 

Câmeras com inteligência artificial que fazem o reconhecimento dos clientes pelas placas dos veículos, bombas inteligentes de autoatendimento e tecnologias capazes de fazer a automação na medição de tanques estão entre as diversas novidades tecnológicas do setor. 

Durante a palestra “A transformação Digital do Posto de Serviços Inteligente”, na Arena do Conhecimento, foram debatidas diversas formas de melhorar as experiências e atendimentos nos postos por meio da tecnologia. “Por que, por exemplo, receber pagamentos de seus clientes toda vez que eles fazem uma compra individual quando você pode oferecer a eles uma forma mais tecnológica de pagamento mensal por produtos e serviços?”, questiona Raphael Saueia, sócio de utilities da NTT DATA. 

Outro ponto importante que vive nos tópicos de discussão são os modelos de trabalho self-service. “Um dos principais argumentos contra esse modelo de trabalho é o frentista ficar sem espaço no mercado, porém, podemos adotar métodos flexíveis, com trabalho humano nos períodos em que os colaboradores foram contratados, e serviços de autoatendimento durante o tempo em que posto estaria fechado”, explica Eduardo Alfena, gerente de Produtos da Wayne Fueling Systems. 

O uso da automação também ganhou destaque. “Os softwares de automação são capazes de fazer a conferência e medição de tanques, além de enviar o resultado em tempo real para os usuários, o que é extremamente importante, principalmente por conta da segurança e confiança na entrega”, completa Marcelo Oliveira, diretor comercial da SOS System. 

Custo ainda é desafio para investir em tendências, apontam latino-americanos 

Como acontece na cultura, o setor latino-americano de postos de combustíveis também é muito distinto: cada país possui sua própria forma de negócio, tributos, relações com as distribuidoras e opiniões sobre as futuras tendências das lojas de conveniência. Todos esses temas foram debatidos no painel internacional “Revenda Latino-Americana”, do Fórum Internacional. 

Os palestrantes afirmaram que países da América Latina como Argentina, México, Uruguai, Paraguai, Equador ainda possuem uma certa resistência com algumas tendências do setor. “Quase 80% dos postos de combustíveis da América Latina possuem proprietários que são donos de apenas um posto, ou seja, ficam com medo de arriscar determinadas novidades e não conseguirem arcar com os custos depois”, afirmou Claudio Reboredo, mediador do painel, fundador e sócio da CORe Crowd, e com experiência de 26 anos no varejo de combustíveis. 

O maior receio dos proprietários, principalmente os de pequenos postos, é fazer um alto investimento em lojas de conveniência, mesmo sabendo que são negócios extremamente importantes. “Nós notamos em diversos países desenvolvidos o crescimento de carros elétricos e outros veículos que não precisam de gasolina, por exemplo. Isso faz com que um dos grandes diferenciais sejam os serviços e produtos oferecidos nas conveniências”, conta Miguel Corrales, presidente da APESA (Associação de Proprietários e Operadores de Postos de Serviço e Afins). 

O painel apontou que a diversidade de marcas e redes são benéficas ao consumidor e ao mercado. “Quanto maior for o número de empresas, maior será o leque de opções dos usuários, que poderão decidir as suas preferências”, afirmou Roberto Díaz de León, diretor geral da Combured e ex-presidente da Onexpo Nacional, maior sindicato de associações de postos de gasolina do México. 

Serviço: 

15ª EXPOPOSTOS & CONVENIÊNCIA 

Data: 26 a 28 de julho de 2022 

Horário Feira: das 13h às 21h 

Fórum Internacional: das 8h30 às 13h30 

Local: SÃO PAULO EXPO  

Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP 

Mais informações: https://expopostos.com.br/ | facebook.com/ExpoPostos | @expopostos 

Sobre a ExpoPostos & Conveniência 

A ExpoPostos & Conveniência é o evento oficial dos representantes de distribuição e revenda de derivados de petróleo, lojas de conveniência e food service do Brasil. A feira apresenta as últimas tendências e novidades do mercado, incluindo novos produtos, equipamentos, serviços e tecnologias voltadas ao setor. O evento recebe em paralelo, o Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service, que aborda temas relevantes para o mercado, junto aos especialistas nacionais e internacionais do segmento. O evento está em sua 15ª edição e acontece de 26 a 28 de julho de 2022, no São Paulo Expo, em São Paulo. 

Sobre a GL events 

A multinacional francesa GL events é um dos principais players do mercado de eventos no mundo. Presente em 27 destinos nos cinco continentes, a companhia gerencia 52 espaços e é especialista no atendimento à toda cadeia do setor – desde a concepção à realização de eventos, passando pela produção e oferta de serviços. Sua experiência foi construída em mais de 40 anos de atuação. O grupo possui 315 festivais e feiras proprietários. 

Listada na Bolsa de Valores de Paris – o Eurolist Euronext Compartment B -, a GL events já investiu mais de R$ 1,1 bilhão no Brasil – maior operação depois da França e da China. A marca chegou ao país em 2006 e está presente em quatro principais destinos turísticos e de negócios: São Paulo, Santos – SP, Rio de Janeiro e Salvador. 

No Brasil, a GL events faz a gestão do São Paulo Expo – o principal destino de eventos da América Latina -, do Riocentro, o mais completo centro de eventos e convenções do Brasil, da Jeunesse Arena, a primeira arena multiuso do Brasil, do Centro de Convenções Salvador, do Blue Med Convention Center, no litoral sul paulista, e recentemente assumiu o Anhembi, um dos mais emblemáticos destinos de eventos do Brasil, que receberá investimentos da ordem de R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos para torná-lo um complexo de entretenimento, com uma arena multiuso, um moderno centro de convenções, entre outros equipamentos, para receber congressos, conferências, eventos culturais e esportivos, festivais e feiras, além de fomentar o desenvolvimento da Zona Norte da capital paulista. 

Também promove eventos proprietários de negócios e entretenimento como a Bienal Internacional do Livro Rio, Mondial de La Biére Rio e São Paulo, Welcome Tomorrow, Rio Matsuri, Kids Festival, Streetopia, Congresso e feira Estetika, ExpoPostos & Conveniência e Brasil Brau. A companhia conta ainda com uma linha de atuação especializada na concepção, produção e fornecimento de serviços e instalação de estruturas temporárias para eventos de todos os tipos e portes. 

Informações para Imprensa: 

2PRÓ Comunicação 

Jorge Soufen Jr. – jorge.junior@2pro.com.br  

Carolina Mendes – carolina.mendes@2pro.com.br  

Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br