Vamos falar de um perfil de consumidor que tem ganhado cada vez mais destaque: o consumidor 4.0, definido pela Geração Z.
Mas que geração é essa? Ela é composta pelas pessoas que nasceram entre os anos 1995 e 2010, ou seja, são os consumidores jovens, que cresceram com a internet e possuem um perfil de consumo mais voltado ao sustentável e social. Para eles, comprar não é apenas obter determinado produto, é viver uma experiência e ter algo com significado.
Um exemplo disso são as redes sociais que viraram vitrines ágeis onde as marcas confiam na capacidade do influencer para apresentar um produto e contar a experiência vivenciada. Essa tem sido uma fórmula eficaz fazendo com que muitas marcas virem hits e determinados produtos esgotem das prateleiras.
Para atingir esse público, é preciso falar a língua deles, que é a digital. Investir em conteúdos no Instagram e TikTok, apresentando o produto com um propósito definido, demonstrações e reviews, são um bom chamariz. Apostar na sustentabilidade, no uso de embalagens recicláveis e de produção local também é uma boa aposta.
Segundo o IBGE, o número de jovens desta geração ultrapassa os 47 milhões. Uma fatia bem consistente da população brasileira, em que muitos deles já estão no mercado de trabalho e possuem poder de compra.
E como os postos e lojas de conveniência podem se adequar a esse perfil de consumidor? Um fator importante é a transparência, mostrar a origem do produto a ser vendido. Lembra que falamos de redes sociais? Apostar nesses canais para apresentar promoções e novidades, numa linguagem jovem para que possa haver identificação. Ter produtos locais nas prateleiras, feitos com materiais reciclados, ecobags ao invés de sacos plásticos e propor experiências com ações promocionais nos pontos de venda, são excelentes estratégias para essa geração que, ao contrário das outras, cresceu bombardeada de informações em tempo real e está constantemente exposta a todo tipo de publicidade.
Definitivamente, é um desafio estar em confluência com a Geração Z. Na ExpoPostos & Conveniência, vamos ter expositores que já estão preparados para essa importante fatia do mercado e que podem ajudar a alavancar suas vendas com esse público específico. O evento vai acontecer nos dias 8, 9 e 10 de setembro de 2026 no São Paulo Expo. Contamos com a sua presença, mas enquanto a feira não chega, continue acompanhando a Newsletter para saber mais novidades e informações relevantes do mercado de combustíveis, conveniência e food service.