Sabemos que um posto de combustível não precisa ser apenas um lugar para abastecer. São vários os meios para incrementar o negócio e atrair ainda mais clientes. Aqui mesmo na Newsletter, já falamos sobre formas de deixar o posto atrativo, como investir na loja de conveniência, oficina, bem como em estabelecimentos fora do setor, sejam farmácias, restaurantes ou lavanderias de autosserviço.
Tudo isso tem o intuito de fazer o cliente permanecer por mais tempo no local e aproveitar as vantagens de ter acesso a serviços diversos num só lugar. Mas agora, vamos falar do ponto primordial de todo posto: o abastecimento. Como atrair clientes para esse fim, com a concorrência, preços tabelados e distanciamento geográfico cada vez mais curto entre postos? Aí entra em ação o programa de fidelidade como uma solução eficaz.
No que consiste?
Geralmente está vinculado a uma plataforma ou aplicativo que faz a mediação entre posto e cliente, gerando benefícios a cada uso, como cashback, descontos no abastecimento seguinte ou em serviços, assim como bonificação junto a outros estabelecimentos, só para citar alguns exemplos.
De que forma o posto fatura?
Esses programas de fidelidade possuem um ponto em comum: fidelizar o cliente. Os benefícios surgem quanto mais esses programas forem utilizados. Quanto mais o cliente volta, maior é o aumento no ticket médio, que é o valor médio gasto por cada cliente. Portanto, aquele que sempre volta, abastece e consome no posto, vai aumentar suas próprias bonificações e o ticket médio do posto.
Como adquirir um programa de fidelidade?
O mercado oferece várias opções, com propostas e benefícios diversos. A ExpoPostos & Conveniência conta sempre com a presença de expositores deste setor. Por isso vale super a pena participar do evento, para poder ver de perto cada um deles, saber as novidades, conversar com a equipe, fazer simulações e, lógico, fechar parcerias que vão garantir o crescimento do seu posto!