ExpoPostos & Conveniência

15ª FEIRA E FÓRUM INTERNACIONAL DE POSTOS DE SERVIÇOS,
EQUIPAMENTOS, LOJAS DE CONVENIÊNCIA E FOOD SERVICE

GERENCIAMENTO DE POSTOS E LOJAS DE CONVENIÊNCIA

14/03/2025
Gerenciamento de postos e lojas de conveniência

O que é preciso para uma boa gestão no posto de combustível e loja de conveniência? É sempre importante realizar um checklist dos principais setores e atividades para facilitar o gerenciamento. Fizemos uma listinha daqueles que não podem faltar.

Confira:

Gerenciamento Operacional

O gerente operacional tanto do posto quanto da conveniência precisa estar atento ao que acontece nos “bastidores” e em campo. Verificação de estoque, funcionamento do maquinário, compra de combustível e produtos, estabelecimento de metas e satisfação do cliente são pontos primordiais para um bom funcionamento do local.

Frentista

Investir em treinamento para garantir bom atendimento, organização e rotatividade na pista, assim como o uso de plataformas para acompanhar a performance e oferecer bonificações aos mais proativos. Esse é um bom meio para manter a equipe motivada e engajada.

Segurança

Por terem produtos altamente inflamáveis, todo posto precisa seguir normas para manter a segurança dos equipamentos, equipe, clientes e entorno. É essencial fazer o monitoramento dos equipamentos de armazenagem de combustível, bombas, extintores e estrutura do local. Para a segurança pessoal, é necessário manter câmeras e equipe de vigilância 24h atuando, principalmente em estabelecimentos mais afastados da cidade e nas estradas.

Pista

Como falamos antes, é importante manter a organização e rotatividade na pista para evitar inconvenientes e demora no atendimento. Então, ter um ambiente espaçoso e com uma equipe ágil, evita a formação de filas e a insatisfação dos clientes. 

Produtos da Conveniência

Manter os produtos bem dispostos e visíveis nas gôndolas, o pão sempre fresquinho e o cafezinho feito na hora é o básico que toda boa loja de conveniência deve fazer. Os funcionários precisam estar atentos não só ao bom atendimento, mas também na reposição dos produtos, verificação da validade e nos itens mais procurados pelos clientes para terem sempre à disposição. 

Espaço Físico

Verificar a estrutura, cobertura do posto, o estado das bombas, sinalização na pista para a melhor locomoção dos veículos e pedestres, assim como banheiros limpos, escritório organizado e espaço para os funcionários deixarem seus pertences. Na loja de conveniência, a limpeza do ambiente interno e climatização para deixar o lugar mais atrativo e confortável. 

Comunicação Visual  

Ao falarmos em posto de combustível, a comunicação visual precisa ser bem estudada já que o motorista detém pouco tempo de visualização dos preços e promoções. O preçário precisa estar bem à frente do estabelecimento para ficar visível a quem estiver de passagem. No próprio espaço, faixas, sinalizações nas bombas e informações dadas pela equipe de pista para auxiliar e tirar qualquer dúvida pendente. Nas lojas de conveniências, a tabela de preços, cardápios e valores dos produtos devem estar bem legíveis e acessíveis ao cliente. 

Tem interesse em gestão de postos e conveniência? No Fórum Internacional vamos contar com especialistas no assunto e na ExpoPostos & Conveniência teremos marcas e empresas que ajudam nesses e outros modelos de gestão. 

Participe da 22ª edição da ExpoPostos e Conveniência e Fórum Internacional que vão acontecer nos dias 8, 9 e 10 de setembro de 2026 no São Paulo Expo. Acompanhe nossa Newsletter para ficar por dentro das principais novidades do setor.