Na matéria passada falamos sobre como a Inteligência Artificial foi o grande destaque da NRF Retail’s Big Show e agora vamos explicar mais um pouco sobre como essa ferramenta pode transformar a experiência do consumidor durante a compra.
IA como uma vitrine
Grandes marcas como a Fendi e a joalheria Tiffany’s têm utilizado telas em suas fachadas como forma de atrair a atenção das pessoas. Ao invés de uma grande faixa a anunciar saldos ou novidades, são geradas imagens lúdicas que criam uma atmosfera e até mesmo contam uma história como forma de identificar e aproximar as pessoas com a proposta da marca. Assim, fica mais fácil do potencial cliente entrar na loja movido pela curiosidade e interesse em conhecer os produtos oferecidos.
Compra personalizada
Através de aplicativos e até mesmo chips presentes nas prateleiras, as lojas vão conhecer os hábitos de consumo do cliente de uma maneira mais orgânica ao acompanhar todo o processo de compra, desde os produtos escolhidos, quanto tempo permanecem em cada corredor, se a escolha é pelo preço ou pela marca, até mesmo a frequência em que vão ao estabelecimento. Ao recolher todas essas informações, dá para criar o perfil desse consumidor e assim oferecer produtos e serviços que vão de acordo com o seu gosto e necessidades.
Proatividade dos funcionários
No caso dos funcionários, a IA pode ajudar na proatividade e atendimento. Os funcionários podem ter acesso a dados da loja em relação ao estoque, produtos mais e menos vendidos e perfil do consumidor, oferecendo assim um atendimento personalizado, além de gratificações e bônus de acordo com a performance no trabalho.
Segurança e bem-estar
A IA pode auxiliar no sistema de câmeras, gerando informações sobre a movimentação da loja e também no bem-estar das pessoas, adequando a climatização do ambiente, iluminação e monitoramento de odores. Tudo isso ajuda na permanência do cliente por mais tempo, influenciando assim em compras mais conscientes ao invés da compra por impulso.
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