ExpoPostos & Conveniência

No São Paulo Expo

10, 11 e 12 de setembro de 2024

15ª FEIRA E FÓRUM INTERNACIONAL DE POSTOS DE SERVIÇOS,
EQUIPAMENTOS, LOJAS DE CONVENIÊNCIA E FOOD SERVICE

ENTREVISTA: CARLOS GUIMARÃES FALA SOBRE O PANORAMA LATINO-AMERICANO NO PAINEL INTERNACIONAL

09/09/2024

No último dia do Fórum, vamos ter a apresentação de um painel internacional com o tema Panorama Latino-Americano: meios de pagamento, self-service e correção de temperatura. Contando com a presença de Roberto Diaz de León, vice-presidente do COMENER – Conselho Mexicano de Energia (México), Carlos Gold, presidente honorário em atos internacionais da CECHA (Argentina), Antonio Galva Saborío, engenheiro agrônomo e zootecnista (Costa Rica) e Juan Carlos Segovia, empresário e ex-presidente da AHDIPPE (Honduras).

A mediação será de Carlos Guimarães, vice-presidente da Fecombustíveis e membro da Comissão Latino-Americana de Empresários de Combustíveis – CLAEC. Batemos um papo com ele sobre o painel e o mercado latino-americano. Confira:

Como você vê o mercado latino-americano dos postos de combustíveis em relação ao mercado internacional e em especial ao norte-americano?

Eu acho muito difícil falar do mercado latino-americano de combustíveis de uma forma homogênea porque os países têm características muito distintas. No mercado uruguaio, por exemplo, até hoje os preços são tabelados pelo governo. Nós temos países como a Bolívia em que o governo boliviano quer estatizar os postos e tirar os empresários do setor. Então cada mercado tem as suas características. Inclusive, esse é um dos objetivos de ter o painel latino-americano no Fórum Internacional,  para mostrar quais são as diferenças, quais são as similaridades, quais são as oportunidades e o que a gente pode melhorar, o que é melhor em alguns desses países vizinhos que a gente pode trazer para o Brasil.

Na maioria dos países latino-americanos, as bandeiras adquirentes pagam os postos de gasolina com 24 ou 48h e no Brasil demora 30 dias para o posto receber. Então por que a gente tem essa diferença, por que a gente não pode pedir também para as administradoras que paguem os postos com o prazo menor? Esse é apenas um dos exemplos de vários que temos estudado a fim de tentar trazer legislações e melhorias para o nosso país e identificar oportunidades para os postos e empresários nacionais.

Se a gente fala do mercado norte-americano, por exemplo, lá todos os postos de combustíveis têm loja de conveniência. No Brasil menos de 30% dos postos têm loja de conveniência, então é um mercado que tem crescido muito no Brasil mas a gente precisa fomentar também outro ponto que temos discutido que é o self-service. No Brasil, os empresários têm tido muita dificuldade em contratar funcionários. Todo posto tem vaga em aberto e não consegue contratar. Então a gente tem alguns países latino-americanos em que existem self-service ou compartilham o serviço, como no Chile em que há postos com self-service, postos atendidos e postos com as duas modalidades. Então a ideia é trazer um pouco desse conhecimento, um pouco dessa realidade dos nossos países vizinhos para uma discussão no painel.

Qual deve ser o panorama do posto do futuro?

Na minha opinião, o posto do futuro é dirigido por um empresário do futuro. E ele tem que estar informado, atento às novas oportunidades, atento às novas tecnologias, atento ao que está passando no mercado mundial de postos de combustíveis. Vemos que os terrenos dos nossos postos estão cada vez mais caros, as margens são sempre muito apertadas e tem muita tecnologia, muita coisa nova chegando. O posto tem que ter loja de conveniência, o posto tem que ter um carregador elétrico.  Alguém pode dizer: “mas o carregador elétrico vai tirar o cliente que abastece a gasolina”. Sim, mas ele é um cliente que já existe. De repente, se a gente vende gasolina por que também não pode vender energia? E enquanto o posto está vendendo energia, esse cliente pode consumir na loja de conveniência ou mesmo numa farmácia, já que a gente está falando de posto do futuro e ele não pode ser apenas um posto de serviço, ele deve ter um posto de serviço, loja de conveniência, o carregador elétrico, ele tem que ser um ponto de destino, tem que oferecer outras atividades até para ajudar a remunerar o próprio imóvel. Então ter farmácias, drogarias, salão de beleza, enfim, uma série de outras atividades dentro do posto para que ele se torne um lugar atrativo a ser frequentado.

Por que é importante participar de um evento como a  ExpoPostos & Conveniência?

Sem dúvida que a ExpoPostos & Conveniência é uma grande oportunidade para o empresário brasileiro ter contato com as últimas tecnologias e com as últimas tendências nos mercados latino-americano e mundial. Essa feira só acontece a cada dois anos e é importante que o empresário visite, escute as palestras, veja o que está acontecendo nesse mercado que tem um dinamismo muito grande, que tem mudado rapidamente nos últimos tempos.

Os carros elétricos vieram com muita força, mas agora parece que já perderam um pouco a velocidade em alguns países, apesar da China estar bastante avançada, mas os EUA já estão revendo um pouco os incentivos, a Europa já está dilatando os prazos para a retirada dos carros a combustão, então todas essas tendências, todas essas informações estarão presentes na ExpoPostos & Conveniência e no Fórum Internacional, por isso é muito importante que o empresário participe.

Faltam apenas poucos dias para a ExpoPostos & Conveniência e Fórum Internacional. Se você já fez sua inscrição, não esqueça de fazer o credenciamento gratuito através do aplicativo do evento. E para mais informações, é só acessar o nosso site.