ExpoPostos & Conveniência

15ª FEIRA E FÓRUM INTERNACIONAL DE POSTOS DE SERVIÇOS,
EQUIPAMENTOS, LOJAS DE CONVENIÊNCIA E FOOD SERVICE

COMO APRIMORAR A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE COM O CRM

30/04/2024

Por Tatiana Zaccaro – São Paulo

Em tempos de Inteligência Artificial e tecnologia em gestão, vale aproveitar esses benefícios para o seu posto e conveniência. E vamos explicar como.

Você está por dentro de como anda o atendimento na pista, na conveniência e em outros serviços oferecidos pelo seu posto? E a experiência do cliente, suas necessidades, relação com os funcionários e pós-venda? Com o CRM você pode gerir todos esses aspectos de um jeito prático e acessível através de plataformas digitais que fazem todo um apanhado para otimizar o funcionamento do seu posto e garantir ainda mais rentabilidade

Mas antes, vamos falar um pouquinho sobre o CRM. Essa é a sigla em inglês para Costumer Relationship Management ou, em bom português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Como o nome diz, é o meio de gerenciar todas as etapas de venda do cliente, desde o que motiva a ida ao posto até o resultado final. Ao verificar cada etapa, fica mais fácil conhecer o seu perfil, o que ele procura, o quanto está disposto a pagar, a melhor forma de comunicação, quais produtos e serviços oferecer, o que ainda falta para a experiência ficar completa e que publicidade é mais eficaz para atrair e fidelizar. 

A tecnologia tem ajudado bastante a simplificar com ferramentas que captam esses aspectos, seja mantendo um dashboard com o movimento das vendas na pista e conveniência ou um contato no pós-venda

CRM na prática 

Algumas plataformas oferecem meios de organizar estoque, gerenciar o desempenho dos funcionários, contabilizar vendas, os produtos mais e menos procurados e até mesmo a satisfação do cliente. 

Os aplicativos de fidelização oferecem descontos e meios do cliente relatar seu nível de satisfação ao final de cada compra, além de ficar registrada toda a movimentação das suas compras. 

Isso ajuda a criar campanhas personalizadas dando destaque a produtos que o cliente já consome e apresentando similares. 

Várias empresas oferecem esse recurso, que vem sendo otimizado para facilitar o uso e fornecer mais opções de acordo com a necessidade do posto, junto com treinamento da equipe e testes para verificar a eficácia da plataforma e receptividade do consumidor. 

Se você está interessado em implantar essa estratégia de negócio, no Fórum Internacional teremos especialistas que vão abordar o tema e tirar todas as dúvidas. E na ExpoPostos & Conveniência contaremos com a presença de empresas parceiras voltadas a esse nicho de mercado. Então garanta já seu ingresso ao maior evento de postos de combustíveis, conveniência e food service da América Latina que vai acontecer de 10 a 12 de setembro no São Paulo Expo