Por Tatiana Zaccaro – São Paulo
Sabia que o mercado pet teve um faturamento de mais de R$68,3 bilhões em 2023? Esse é um nicho que merece nossa atenção, podendo atrair uma nova clientela e aumentar as vendas nas lojas de conveniência.
Num país tão grande como o nosso, ainda é de surpreender a quantidade de animais de estimação nas casas brasileiras: são mais de 150 milhões. Não é à toa que somos o terceiro país com mais faturamento no mercado pet, perdendo apenas para os EUA e China.
Investir neste nicho pode ser uma boa opção para aumentar as vendas. As lojas de conveniência são um bom espaço já que há abertura para segmentos diversos, visando o público bem variado que costuma frequentar. Mas como tudo na vida, é preciso fazer um planejamento e estamos aqui para dar umas dicas que podem ser boas tanto para os pets quanto para o revendedor.
Comece aos poucos
Antes de encher as gôndolas com muitos produtos, comece aos poucos e verifique a saída de cada produto. Pode fazer uma pequena seleção com alimentos, brinquedos e produtos de higiene para verificar quais são os mais procurados.
Alimentos costumam ser os mais vendidos. Só este nicho faturou R$36,4 bilhões no ano passado.
Faça parcerias
Entre em contatos com marcas e lojas de produto animal para enviarem algumas amostras ou até mesmo pdv com representantes que possam apresentar os produtos, fazer demonstrações e entregar brindes. Ao conversar diretamente com o cliente, você fica sabendo das necessidades e preferências podendo fazer uma curadoria dos produtos que têm mais demanda.
Espaço pet friendly
Se a sua loja possui uma área externa com mesinhas, que tal deixar esse ambiente pet friendly? Seguindo todas as normas de segurança para os bichinhos, clientes e funcionários, oferecendo potinhos com água para os animais e saquinhos de coleta de dejetos para manter o espaço sempre limpinho. Quem tem pet certamente vai voltar mais vezes e ainda com a possibilidade de ficar por mais tempo.
Seleção de produtos
Além das marcas já conhecidas no mercado, também há muitas que estão surgindo com uma pegada mais natural e ecológica, sem conservantes e com embalagens biodegradáveis.
Muitos bichinhos possuem alergias tanto alimentares quanto cutâneas, então ter essa opção na gôndola pode ser um diferencial em relação a outras lojas que só vendem o básico.
Dessa forma você consegue ter um maior controle do estoque, vendas e preferências do público-alvo. Evitando assim desperdício, estagnação de produtos e prejuízo financeiro. Se esse nicho é do seu interesse e você quer saber mais como investir, participe do Fórum Internacional que vai acontecer de 10 a 12 de setembro junto com a ExpoPostos & Conveniência na São Paulo Expo. Nossos convidados vão abordar os mais diversos assuntos do mercado de combustíveis, lojas de conveniência e food service.
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