Dinamizar o atendimento na pista é um grande passo para o sucesso de um posto de combustível. É lá que acontece a relação entre equipe e cliente, vendas e, consequentemente, a fidelização.
No momento em que o cliente chega ao posto de combustível, é importante que o atendimento seja rápido e eficaz. Afinal, a pista é apenas um local de passagem e o tempo precisa ser prioridade. Por isso, oferecer uma boa experiência durante alguns minutos vira um desafio. Vamos compartilhar algumas dicas que fazem toda a diferença.
Treinamento da equipe
Como foi dito anteriormente, é na pista que acontece o contato entre a equipe e o cliente. Receber com um sorriso, agir com gentileza e realizar o trabalho com agilidade são recursos que uma equipe bem treinada consegue oferecer. Invista nesses treinamentos e motive a equipe com bonificações pelo reconhecimento do bom trabalho.
Serviços na pista
Otimizar a gestão é também otimizar o tempo. Enquanto está abastecendo o veículo, alguns serviços podem ser oferecidos desde a limpeza do para-brisas até a verificação do óleo. Também é uma boa deixar um display ao lado da bomba com produtos para o carro como ambientadores e shampoos automotivos. E que tal oferecer brindes como para-sol ou um voucher para o cafezinho na conveniência a partir de um determinado valor no abastecimento? Esses detalhes são decisivos para o cliente voltar.
Formas de pagamento
Uma das maiores reclamações do cliente é ter que sair do carro para fazer o pagamento. E que tal trazer o pagamento para a pista? Algumas ideias são deixar a maquineta nas mãos da equipe de pista ou oferecer outros meios como Pix e aplicativos de fidelidade que além de oferecer descontos, realizam o pagamento diretamente do celular.
Segurança
Alguns postos de combustíveis ficam localizados em áreas menos habitadas ou em rodovias. A segurança do local é essencial para o bem-estar dos funcionários e de quem o frequenta. Vale deixar a pista e seu entorno bem iluminado, contratar uma equipe de segurança e instalar câmeras de vigilância 24h. Assim, a qualquer hora do dia ou da noite o motorista vai se sentir à vontade para passar no posto e abastecer, aumentando tanto a rotatividade do local quanto o lucro.
Se você tem interesse em saber mais sobre gestão de postos, funcionários e serviços, não perca o Fórum Internacional. Vamos ter a presença de especialistas no assunto que vão ajudar a dar um upgrade no seu posto. Acesse o site da ExpoPostos & Conveniência para saber como adquirir o seu ingresso e acompanhar as novidades do evento que vai acontecer de 10 a 12 de setembro no São Paulo Expo.