Todo posto de combustível precisa estar em dia com as normas de segurança e proteção ambiental. Aqui mostramos os principais pontos para fazer a gestão ambiental no posto de combustível.
Legislação
São duas leis que regulamentam a gestão ambiental em postos: a Resolução CONAMA nº 237/97, que define a obrigatoriedade do licenciamento ambiental e a Resolução CONAMA nº 273/2000, que trata sobre prevenção e controle da poluição em postos de combustíveis. Além delas, o posto também tem que seguir normas específicas da ABNT, como é o caso da NBR 17505-5 sobre armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis e as legislações específicas de cada estado.
O que ela previne
O posto que segue direitinho essas normas, vai garantir a segurança do estabelecimento, seus funcionários, clientes e a área em seu entorno. Como sabemos, no posto há substâncias inflamáveis que precisam estar armazenadas apropriadamente, além da manipulação ser realizada por pessoal capacitado. Esse cuidado ajuda a prevenir incêndios e explosões, assim como diminui o risco de vazamento e poluição do solo.
O não cumprimento resulta em multas e sanções e, dependendo do caso, até o fechamento do posto.
Como fazer uma boa gestão
Vale destacar 3 fatores primordiais:
– Treinamento da equipe de pista a fim de garantir a segurança na hora de manusear as substâncias, verificar possíveis vazamentos e planos de ação em situações extremas.
– Fazer regularmente a fiscalização e manutenção dos equipamentos, espaço físico e dos combustíveis.
– Realizar o correto descarte de resíduos e materiais utilizados a fim de evitar a poluição do ambiente e do solo.
Todas essas medidas garantem um ambiente seguro e saudável para trabalhar, além de garantir o conforto dos clientes e uma boa imagem do posto. Se você quer saber mais sobre gestão em combustíveis, no 16º Fórum Internacional teremos painéis e palestras com especialistas no assunto. Acesse o site da ExpoPostos & Conveniência para saber como garantir o seu ingresso. O evento vai acontecer de 10 a 12 de setembro na São Paulo Expo.