ExpoPostos & Conveniência

No São Paulo Expo

10, 11 e 12 de setembro de 2024

15ª FEIRA E FÓRUM INTERNACIONAL DE POSTOS DE SERVIÇOS,
EQUIPAMENTOS, LOJAS DE CONVENIÊNCIA E FOOD SERVICE

ETANOL: O FUTURO DO COMBUSTÍVEL SUSTENTÁVEL

18/01/2024

O processo de descarbonização do planeta é uma meta estimada pelos países até 2050. Enquanto isso, o desenvolvimento e uso de combustíveis menos poluentes vão ser a bola de vez. É onde entra em ação o etanol.

O etanol é um biocombustível, ou seja, é produzido a partir de uma matéria-prima renovável. No Brasil prevalece o etanol derivado da cana-de-açúcar, mas também pode ser feito do milho, soja, beterraba ou eucalipto. Somos o segundo maior produtor, com a média de 30 bilhões de litros/ano, só perdendo para os Estados Unidos. 

Por que é sustentável?

Considerada uma energia limpa, emite menos 90% de gás carbônico que a gasolina. No estado de São Paulo é adotado o Programa Etanol Mais Verde, que visa o plantio e colheita da cana-de-açúcar, assim como a produção do biocombustível de forma que cause o menor impacto possível ao meio ambiente. Como exemplo, a reutilização da água e o plantio consciente preservando a vegetação da mata ciliar e a colheita sem queima.

Benefícios no veículo

O etanol mantém o motor do veículo limpo por mais tempo e o uso de 27% dessa substância na gasolina eleva seu poder antidetonante, sendo mais seguro para o motor.

Os carros movidos a etanol costumam ser 2% mais potentes em relação aos movidos por gasolina e, dependendo do modelo, pode chegar a 9%. E como a produção do etanol tem um custo mais baixo, o valor final na bomba também costuma ser mais baixo

O futuro do etanol

Já está em produção o etanol de segunda geração ou E2G. A diferença entre ele e o etanol que já conhecemos é que o E2G é produzido pelo bagaço da cana, material residual que pode ser reaproveitado, aumentando em até 50% na produção desse combustível e reduzindo o impacto ambiental. A celulose presente no bagaço é transformada em açúcar, que passa por um processo de fermentação e destilação, resultando numa molécula idêntica ao etanol tradicional. Estima-se que o valor do E2G fique ainda mais em conta nos postos.

Para saber mais sobre o mercado de combustíveis participe do Fórum Internacional que vai acontecer junto com a ExpoPostos 2024 de 10 a 12 de setembro na São Paulo Expo. Acesse o nosso site para saber como garantir o seu ingresso e continue acompanhando a Newsletter que traz sempre novidades do setor e entrevistas exclusivas com especialistas da área.

Ainda não segue o nosso Instagram? Basta clicar aqui.