Janeiro começou e a temporada de viagens continua a todo vapor. A revisão do carro deve estar no topo da lista de qualquer itinerário. Nesta matéria, destacamos os principais itens a serem revisados.
Via de regra a manutenção do veículo deve ser feita a cada 6 meses ou 10mil km rodados. Mas tem que levar em conta a marca do carro e a finalidade da manutenção. Algumas checagens básicas podem ser feitas pelo próprio motorista como a calibragem do pneu, o nível de óleo do motor, teste dos faróis, setas e luzes de ré e freio, o estado do para-brisas e nível de água no reservatório.
Já na oficina, veja o que mais precisa ser verificado:
Pneus e rodas
Já na calibragem dá pra ver se há algo de errado no pneu. Os sulcos presentes no pneu servem como parâmetro para o desgaste e se estiverem muito gastos, deve ser feita a troca do pneu. Da mesma forma, deve ver o estado das rodas, se estão danificadas e também precisam ser trocadas.
O alinhamento e balanceamento também fazem parte desse combo. O alinhamento serve para ajustar o ângulo das rodas, deixando o carro mais estável na pista e evitando o desgaste irregular no pneus. Já o balanceamento permite que as rodas girem sem fazer vibrações.
Filtros
São basicamente 4 filtros que precisam ser verificados:
Filtro de óleo – responsável em retirar as impurezas do óleo, os fabricantes costumam recomendar a troca do filtro toda vez que o óleo é mudado.
Filtro do ar – serve para reter as partículas de poeira. Indicam a troca a cada 30mil Km ou a cada 3 anos.
Filtro do combustível – serve para manter a integridade do motor. Recomendada a troca a cada 10mil Km.
Filtro do habitáculo – assim como o filtro do ar, esse filtro serve para evitar que poeira e outras partículas fiquem a circular dentro do carro. Recomendada a troca a cada 15mil Km.
Sistema de freios
Sendo um dos principais componentes de segurança do carro, o sistema de freios precisa estar totalmente em dia para quem vai pegar estrada. Mesmo com toda tecnologia que aumenta a vida útil das peças, também segue a revisão a cada 10mil Km rodados, como é o caso da pastilha e o disco de freio. Mas ficar atento ao menor sinal de avaria que o veículo possa dar é o melhor indicativo para uma revisão preventiva.
Sistema elétrico
É quem fornece a energia para o funcionamento do carro. O sistema elétrico é formado basicamente pela bateria, alternador, motor de arranque e os cabos elétricos.
A bateria, item fundamental de qualquer veículo, precisa de revisão periódica como testes de carga, nível da água e inspeção dos terminais e cabos de conexão.
Itens de segurança
Antes de por a bagagem no porta-malas, verifique o pneu reserva, assim como ferramentas, triângulo e a validade do extintor de incêndio. Também é bom observar o estado do veículo em seu interior como os assentos, cintos de segurança e a trava das portas. Depois, é só aproveitar a viagem do início ao fim.
Para mais dicas automotivas, notícias e novidades do mercado de combustíveis e conveniência, é só acompanhar a nossa Newsletter. E por aqui você também fica sabendo mais sobre a ExpoPostos & Conveniência e o Fórum Internacional, que ocorrem de 10 a 12 de setembro na São Paulo Expo. Acesse o site do evento para saber como participar.