As lojas de conveniência estão ganhando mais espaço no mercado e uma nova roupagem, deixando de ser apenas o lugar para um cafezinho e oferecendo até experiência digital.
Antes simples ponto de passagem para motoristas que vão abastecer seus veículos, agora é comum encontrarmos verdadeiros estabelecimentos conceituais, com estrutura física de mini-mercado com produtos selecionados, restaurante e até apostando em tecnologia.
O Brasil conta com mais de 8.000 lojas de conveniência. Se antes, bastava ser um espaço que vendesse de tudo um pouco, hoje a história está um pouquinho diferente: as pessoas ainda querem um lugar prático e multifacetado, mas também querem viver uma experiência.
Um desses exemplos são as lojas conceito, com layout moderno e arquitetura convidativa, pensado na experiência de compra do cliente, que vai desde a disposição dos produtos a espaços diversos que vão além da cafeteria, como adega e cervejaria.
Uma novidade chamada omnichannel
E o que seria viver uma experiência omnichannel? É quando o digital e o físico se unem. Imagina uma loja de conveniência autônoma, em que através de um app, o cliente tem acesso à loja, faz suas compras e pagamento, tudo pelo celular. Esse modelo de loja ganhou força durante a pandemia, quando não era possível haver interações sociais.
Também está sendo bastante comum parcerias entre as lojas de conveniência e apps de entrega, para o cliente não precisar sair de casa. Cada vez mais essas lojas estão se desvinculando dos postos de combustíveis. A rede AmPm já possui espaço próprio fora do perímetro dos postos de combustíveis, com mais independência e atraindo novos públicos.
Muitas lojas estão se adequando a esse modelo de mercado, com pop-up stores em pontos estratégicos perto de universidades e bares, onde muita gente está em busca de um ou outro item e o espaço físico não precisa ser tão amplo.
Isso seria o fim da boa e velha loja de conveniência que já conhecemos? Não, porque ainda atrai o público que vai ao posto para abastecer e como há tantos postos espalhados pela cidade, acaba sempre sendo mais cômodo para quem vive por perto ou quer ganhar tempo.
Se quiser saber mais novidades, dicas e histórias sobre o mercado de combustíveis e conveniência, continue acessando nossa Newsletter.