ExpoPostos & Conveniência

No São Paulo Expo

10, 11 e 12 de setembro de 2024

15ª FEIRA E FÓRUM INTERNACIONAL DE POSTOS DE SERVIÇOS,
EQUIPAMENTOS, LOJAS DE CONVENIÊNCIA E FOOD SERVICE

Sustentabilidade: oportunidade de diferenciação competitiva

20/07/2022

Esta peça apareceu originalmente no Global Convenience Store Focus em 11 de outubro de 2021 e foi publicada com permissão 

As lojas de conveniência e os postos de gasolina devem apostar nas iniciativas de sustentabilidade buscando um impacto positivo no meio-ambiente e, ao mesmo tempo, como forma de diferenciar os seus negócios.  “E eles podem começar pequenos, mas expandir à medida que alcançam o sucesso”, afirma  Amanda Kardosh, diretora sênior de sustentabilidade da GreenPrint, uma Empresa PDI, cujos programas ajudam as empresas a atingir metas de sustentabilidade, aumentando o valor da marca e a fidelidade do cliente. 

Parafraseando Benjamin Franklin, “nada é certo, exceto a morte, os impostos e as mudanças climáticas”. 

“As empresas não podem mais ignorar a realidade das mudanças climáticas”, afirma Kardosh. Mas, embora os impactos das mudanças climáticas possam provavelmente resultar em novas medidas regulatórias em indústrias tradicionais, como petróleo, gás e serviços públicos; para negócios como as lojas de conveniência, é improvável que a regulamentação seja a principal mudança. 

Em vez disso, os negócios serão impactados pelas mudanças no comportamento do consumidor e pelas ações tomadas por parceiros, investidores e outras partes interessadas. 

O desafio para lojas de conveniência e varejistas é entender os impactos em seus negócios, por exemplo, emissões de gases de efeito estufa, resíduos de plástico, uso de energia e água do ponto de vista ambiental. E desenvolver um plano de ação para reduzir ao máximo seu impacto no meio ambiente. 

Parece simples, mas, como aponta Kardosh, as lojas de conveniência e os varejistas não têm 100% de controle sobre a maioria dos impactos ambientais em seus negócios. 

Avaliar a pegada de carbono de um varejista é um processo relativamente simples. No entanto, o desafio está em avaliar o impacto ao longo da cadeia produtiva – o que acontece com os produtos que entram na loja e quando saem. 

E está se tornando cada vez mais importante que as empresas trabalhem com sua cadeia de suprimentos e partes interessadas para encontrar oportunidades em torno da sustentabilidade juntos. 

“Se você olhar para qualquer uma das grandes empresas da Fortune 500 que estão voltadas para o consumidor, elas estão se concentrando nos insumos de seus produtos e perguntando a seus fornecedores sobre suas emissões e impactos. As principais redes de supermercados estão fazendo as mesmas perguntas e haverá uma transição gradual com mais ofertas de produtos sustentáveis ​​entrando nas lojas.” 

O negócio da sustentabilidade 

Os postos de gasolina devem começar a atuar, pois os consumidores cada vez mais vão escolher marcas ambientalmente e socialmente responsáveis. 

O Business of Sustainability Index da GreenPrint, publicado em junho de 2022, descobriu que três quartos (75%) dos entrevistados estão preocupados com o impacto ambiental de seus produtos, enquanto mais de dois terços (69%) afirmaram que a compatibilidade ambiental de um produto é importante à sua decisão de compra. Além disso, dois terços (66%) disseram estar dispostos a pagar mais por um produto ecologicamente correto, um aumento de 2% em relação ao Índice de 2021. 

O Índice mostra que todas as gerações estão preocupadas com a sustentabilidade, mas especialmente as mais jovens. As iniciativas de sustentabilidade podem influenciar as empresas das quais esses consumidores ecologicamente conscientes compram, mas quase metade (46%) dos americanos afirmou que é importante que as empresas criem confiança por meio de validação de terceiros para validar quaisquer alegações de sustentabilidade. 

O consumidor não é a única razão pela qual os varejistas devem considerar a sustentabilidade como crucial para seus negócios. Incorporar a sustentabilidade na estratégia é essencial para atender à crescente pressão dos investidores. 

“A uma estratégia de sustentabilidade sólida também provou atrair os melhores talentos”, diz Kardosh. Quando as empresas estão competindo pelos melhores profissionais, suas ações em torno da sustentabilidade são um fator-chave na forma como eles são vistos. Eles também precisarão manter os colaboradores engajados, se quiserem mantê-los. 

A chave é tomar medidas que sejam reais e tenham um impacto significativo. 

Projetos de compensação 

Projetos de compensação de carbono para varejistas, como os entregues pela GreenPrint, podem ser uma mistura de iniciativas locais e globais. 

O primeiro passo é calcular as emissões de gases de efeito estufa e explorar oportunidades para reduzi-las. Por fim, os varejistas podem investir em créditos de carbono certificados para compensar seu impacto remanescente. 

“Podemos construir um portfólio personalizado e diversificado para varejistas com acesso a diferentes tipos de projetos de carbono em todo o mundo. No entanto, acreditamos que é sempre importante combinar o investimento das compensações com projetos comunitários locais, próximos de onde os postos estão localizados e que sejam significativos para seus funcionários e clientes”, afirma Kardosh. 

Saiba mais 

Este e outros temas de extrema relevância do setor serão discutidos na 15ª Feira e Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service, que serão realizados de 26 a 28 de julho, no São Paulo Expo.