Com um consumidor cada vez mais exigente, setor de combustíveis e conveniência tenta se descolar da discussão de preços e deve perseguir ESG e tecnologia, afirmam especialistas
São Paulo, julho de 2022 – Tecnologias mais avançadas e consumidores cada vez mais exigentes. Dois ingredientes que têm provocado mudanças importantes em nossa economia. No setor de combustível e conveniência não é diferente. A evolução do mercado cobra protocolos de sustentabilidade, gestão mais eficiente e preocupação com o social – o ESG (Environmental, Social and Corporate Governance).
Para especialistas do segmento, nos próximos dez anos, os postos de combustível no Brasil não serão mais os mesmos. Bombas de recarga elétrica vão tomar cada vez mais o lugar dos combustíveis atuais e as empresas terão soluções mais sustentáveis, como captação própria de energia solar. O pagamento dentro do veículo (com tags e aproximação) e a conveniência hiper-ágil também já se transformam em padrão.
“O mercado de combustíveis foi o mais exigido no novo processo de jornada de consumo. O Brasil amarga um mercado regulado que aos poucos está sendo liberado, e essas mudanças balançaram a revenda. A distribuição saiu na frente e se adaptou rápido, mas os postos de combustíveis ainda têm muitos desafios com esse novo mercado e o consumidor não vai mais perdoar atrasos”, alerta Roberto James, administrador, especialista em logística e consultor de negócios de petróleo e gás.
Para Giselle Valdevez, especialista em gestão de negócios e treinamentos na área de conveniência, lembra que esse segmento nunca foi tão relevante “O conceito de conveniência foi amplificado aos olhos do consumidor e, por mais paradoxal que possa soar, a pandemia trouxe essa vantagem para o canal. A pandemia chamou a atenção dos consumidores para as nossas lojas, que oferecem uma gama de soluções, com comodidade e presteza. É preciso conhecer esse ‘novo’ cliente, conectar-se com ele, entender sua jornada, seus novos hábitos, estilo de vida e anseios. E oferecer o que ele precisa”.
Discussão
“Estamos em um momento em que um dos grandes focos do varejo de combustíveis é a discussão do preço final nas bombas. Por mais importante que isso seja para o consumidor, o setor não pode se esquecer de olhar a longo prazo e entender que o varejo passa por uma gigantesca transformação”, afirma Tatiana Zaccaro, diretora de Unidade de Negócios da GL events, que promove neste mês a 15ª Expopostos & Conveniência, entre os dias 26 a 28 de julho, no São Paulo Expo.
A Expopostos & Conveniência é o principal evento do setor de combustíveis e conveniência da América Latina. Neste ano, já conta com mais de 200 marcas nacionais e internacionais confirmadas.
Serviço:
15ª EXPOPOSTOS & CONVENIÊNCIA
Data: 26 a 28 de julho de 2022
Horário Feira: das 13h às 21h
Fórum Internacional: das 8h30 às 13h30
Local: SÃO PAULO EXPO
Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP
Mais informações: https://expopostos.com.br/ | facebook.com/ExpoPostos | @expopostos
Sobre a ExpoPostos & Conveniência
A ExpoPostos & Conveniência é o evento oficial dos representantes de distribuição e revenda de derivados de petróleo, lojas de conveniência e food service do Brasil. A feira apresenta as últimas tendências e novidades do mercado, incluindo novos produtos, equipamentos, serviços e tecnologias voltadas ao setor. O evento recebe em paralelo, o Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service, que aborda temas relevantes para o mercado, junto aos especialistas nacionais e internacionais do segmento. O evento está em sua 15ª edição e acontece de 26 a 28 de julho de 2022, no São Paulo Expo, em São Paulo.
Sobre a GL events
A multinacional francesa GL events é um dos principais players do mercado de eventos no mundo. Presente em 27 destinos nos cinco continentes, a companhia gerencia 52 espaços e é especialista no atendimento à toda cadeia do setor – desde a concepção à realização de eventos, passando pela produção e oferta de serviços. Sua experiência foi construída em mais de 40 anos de atuação. O grupo possui 315 festivais e feiras proprietários.
Listada na Bolsa de Valores de Paris – o Eurolist Euronext Compartment B -, a GL events já investiu mais de R$ 1,1 bilhão no Brasil – maior operação depois da França e da China. A marca chegou ao país em 2006 e está presente em quatro principais destinos turísticos e de negócios: São Paulo, Santos – SP, Rio de Janeiro e Salvador.
No Brasil, a GL events faz a gestão do São Paulo Expo – o principal destino de eventos da América Latina -, do Riocentro, o mais completo centro de eventos e convenções do Brasil, da Jeunesse Arena, a primeira arena multiuso do Brasil, do Centro de Convenções Salvador, do Blue Med Convention Center, no litoral sul paulista, e recentemente assumiu o Anhembi, um dos mais emblemáticos destinos de eventos do Brasil, que receberá investimentos da ordem de R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos para torná-lo um complexo de entretenimento, com uma arena multiuso, um moderno centro de convenções, entre outros equipamentos, para receber congressos, conferências, eventos culturais e esportivos, festivais e feiras, além de fomentar o desenvolvimento da Zona Norte da capital paulista.
Também promove eventos proprietários de negócios e entretenimento como a Bienal Internacional do Livro Rio, Mondial de La Biére Rio e São Paulo, Welcome Tomorrow, Rio Matsuri, Kids Festival, Streetopia, Congresso e feira Estetika, ExpoPostos & Conveniência e Brasil Brau. A companhia conta ainda com uma linha de atuação especializada na concepção, produção e fornecimento de serviços e instalação de estruturas temporárias para eventos de todos os tipos e portes.
Informações para Imprensa:
2PRÓ Comunicação
Jorge Soufen Jr. – jorge.junior@2pro.com.br
Carolina Mendes – carolina.mendes@2pro.com.br
Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br