O consumidor, mais exigente, vê o segmento de maneira ampliada; os operadores do mercado precisam ficar atentos a isso
“A pandemia acelerou a chegada do futuro. Hoje podemos ver de forma mais clara o cenário do mercado de conveniência para os próximos anos. O conceito foi ampliado aos olhos do consumidor”.
É dessa forma que Giselle Valdevez, cofundadora e diretora executiva da consultoria Valsa (Valdevez e Santiago Assessoria Empresarial) e Relationship Partner da NACS para o Brasil, avalia o setor e traça alguns prognósticos. “Importantes mudanças aconteceram (e ainda estão acontecendo) em relação aos hábitos de consumo, jornada de compras, formatos de lojas e ofertas, e uso da tecnologia. Essas mudanças são determinantes para os novos rumos do canal”, afirma Giselle.
É certo que a competição entre os players desse canal será mais acirrada. “A conveniência passou a ir além do posto: o formato de lojas de vizinhança (também chamado de varejo de proximidade), “stand alone” (lojas de rua) está em expansão e assim seguirá, bem como as lojas autônomas, que se multiplicam rapidamente em condomínios residenciais ou comerciais”, ressalta.
Para a consultora, a conveniência tem que estar pronta para atender um consumidor ainda mais exigente, apressado, sem tempo a perder. “E depois de impactado pela pandemia, ele está mais preocupado com a saúde e com o bem-estar”, acrescentou. Diante disso, o consumidor espera uma gama de soluções, em produtos e serviços, com comodidade e presteza. A proposta de “one stop shop” (uma única parada para resolver tudo) tem sido cada vez mais valorizada, explica Giselle.
“Grandes empresas estão entrando no jogo e investindo em conveniência. As parcerias entre a Vibra e as Lojas Americanas, constituindo a joint venture Vem, e entre a Raízen e a Femsa formando o Grupo Nós mostram que o canal é promissor, vai crescer e ficar mais forte”, ressaltou.
Ela lembra ainda que grandes redes de supermercado como Carrefour, Pão de Açúcar e Hirota, também apostam em seus formatos menores, oferecendo praticidade e rapidez ao consumidor. Portanto, continua Giselle, “a ‘conveniência’ não é mais uma “lojinha” dentro do posto, para uma parada rápida para comprar cigarro ou refrigerante ou tomar um cafezinho”.
O Food Service continuará a ser o foco, não só para lanches rápidos e cafés, mas também com opções para refeições, itens grab&go (pegue e leve), e ofertas saudáveis. Giselle destaca ainda que o phygital (físico e digital) é uma realidade que veio para ficar. “Quem não tem sua versão online já está atrasado e terá que se adaptar rapidamente, seja em seu próprio aplicativo ou em marketplaces de terceiros”.
Da mesma forma, o serviço de delivery é fundamental. “Opções de compras nas modalidades drive-thru e curbside pickup (comprar por aplicativo e retirar na loja) também vão fazer parte do pacote de serviços oferecidos pela conveniência”, acrescenta.
Com um novo cenário presente no cotidiano de grande parte das pessoas, como a expansão da modalidade de trabalho em home office (com o modelo híbrido atualmente sendo bastante comum), a permanência por mais tempo em casa e as facilidades do delivery, existe um aumento da expectativa do consumidor de encontrar alimentos frescos, de boa qualidade, e itens para reposição da despensa.
“O uso da tecnologia no varejo cresceu tremendamente durante a pandemia e continuará crescendo, tanto para o consumidor, tornando a experiência de compras cada vez mais fluida, segura, rápida e fácil, quanto para a área de gestão (sistemas, big data, cyber security etc)”, afirmou a consultora. “A propósito, o metaverso é o tema em voga hoje em dia, e a conveniência por certo não ficará fora dele”, salientou.
Portanto, com o cenário do varejo em constante mudança, Giselle Valdevez recomenda aos operadores de lojas de conveniência ficarem atentos a esses insights mencionados. Uma ajuda, aliás, na preparação dos seus negócios em um futuro que já chegou.
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