ExpoPostos & Conveniência

15ª FEIRA E FÓRUM INTERNACIONAL DE POSTOS DE SERVIÇOS,
EQUIPAMENTOS, LOJAS DE CONVENIÊNCIA E FOOD SERVICE

Entenda como campanhas promocionais podem alavancar lojas de conveniência

28/03/2022

Créditos da Imagem: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Com consumidores sempre buscando ofertas vantajosas, montar estratégias de vendas aliando um bom calendário promocional, planejamento e comunicação torna-se fundamental, destaca consultora

Existem algumas estratégias que valem para todos no mundo dos negócios. Campanhas promocionais envolvendo boa comunicação e técnicas de vendas certamente são instrumentos que não há como abrir mão. Servem para estabelecimentos físicos ou virtuais, e evidentemente servem para as lojas de conveniência.

“A busca por ofertas vantajosas está cada vez mais intensa. O consumidor espera encontrar promoções em qualquer formato varejista”, afirma Giselle Valdevez, palestrante do 15º Fórum Internacional ExpoPostos & Conveniência, cofundadora e diretora executiva da consultoria Valsa (Valdevez e Santiago Assessoria Empresarial) e Relationship Partner da NACS para o Brasil.

Hoje, na palma da mão, o consumidor consegue pesquisar preços, comparar produtos, acessar cupons de desconto e programas de fidelidade, continua Giselle. “Por isso, as campanhas de marketing são ainda mais frequentes e criativas. E isso não é diferente no canal de conveniência”.

A consultora menciona que o calendário promocional sempre foi uma importante ferramenta de marketing das redes de lojas de conveniência, desde o surgimento do seu formato aqui no Brasil.

“Lembro que comecei a desenvolvê-lo mensalmente no início dos anos 90, na rede Esso Stop & Shop e Hungry Tiger. Quem é dessa época certamente lembrará do simpático ‘tigre cartoon’ sinalizando promoções de cervejas, refrigerantes, cachorro-quente etc.”, recorda Giselle.

Categorias

Na avaliação dela, as lojas de conveniência devem promover as categorias majoritárias, ou seja, as geradoras de tráfego e de maior giro com bastante frequência. “Além de criarem um ‘clima de ótimas ofertas’, necessário ao varejo, as promoções atraem os clientes, geram volume de vendas e estabelecem uma aura de ‘preços justos’ para o ponto de vendas”, destaca.

Categorias complementares (aquelas que aumentam a cesta de compras, incrementam o ticket médio e que, em sua maioria, representam as compras por impulso) também devem ter espaço no calendário promocional, sugere a consultora.

“Claro que toda promoção precisa ser muito bem planejada, negociada com fornecedores (a indústria, por exemplo, sempre foi parceira do canal de conveniência) e ter preços e quantidades cuidadosamente calculados para gerarem lucro”, ensina.

Sinalização e comunicação

Contudo, a consultora chama a atenção para outros elementos fundamentais: a sinalização e comunicação ao cliente merecem extrema atenção. Como parte fundamental do planejamento, a equipe de vendas precisa estar ciente das mecânicas promocionais e das metas de vendas.

“Cada promoção precisa ter data para começar e terminar. Do contrário, não é promoção! Depois de finalizá-la, o varejista precisa medir e avaliar os resultados, de forma detalhada”, ressalta Giselle.

Ela ainda complementa destacando o papel relevante do food service no rol de promoções. “Os combos dão forte impulso às vendas da categoria e devem fazer parte do cardápio da loja”. Promover produtos de acordo com as diferentes partes do dia (manhã, tarde e noite) é uma tática que funciona bem para a área das refeições fora de casa. Ainda de acordo com a consultora, outra ideia para as promoções do food service é eleger um “produto-estrela” por dia da semana e praticar um preço “campeão”. Isso atrai clientes para a loja, cabendo aos funcionários fazerem vendas adicionais.

“Além do calendário promocional, os programas de fidelidade ganharam importância no nosso canal e os consumidores valorizam as lojas ou redes que dão vantagens a quem é cliente frequente”, completa.

Saiba mais

Este e outros temas de extrema relevância do setor serão discutidos na 15ª Feira e Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service, que serão realizados de 26 a 28 de julho, no São Paulo Expo.

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