ExpoPostos & Conveniência

15ª FEIRA E FÓRUM INTERNACIONAL DE POSTOS DE SERVIÇOS,
EQUIPAMENTOS, LOJAS DE CONVENIÊNCIA E FOOD SERVICE

Pão de Açúcar rende-se ao formato das conveniências

25/02/2022

Créditos: FreePik.com

Veja como o Grupo Pão de Açúcar decidiu acabar com os hipermercados e apostar no conceito de proximidade das Lojas de Conveniência

Hábitos de consumo diferentes têm o poder de mudar o formato de negócios. E quando as mudanças por parte do consumidor são importantes, os “gigantes se tornam menores” para continuarem no mercado. Foi isso que aconteceu com boa parte das lojas do Grupo Pão de Açúcar: muitas diminuíram de tamanho e agora trabalham com o mesmo conceito utilizado nas lojas de conveniência.

Isso mesmo, as conhecidas lojas de conveniência coligadas com os postos de combustíveis ganharam tamanha relevância que seu modelo de negócio passou a ser referência depois do “furacão” que atingiu a economia na pandemia da Covid-19.

O modelo “mercado de bairro”, mais conveniente e próximo das residências, se tornou o queridinho dos consumidores. De acordo com pesquisa da consultoria Nielsen, o crescimento dos mercadinhos, desde o começo da pandemia, é evidente. Em 2021, as vendas dos supermercados de bairro independentes cresceram 21,2% em valor e 9,4% em volume, na comparação com 2020.

No mesmo período, as vendas nos hipermercados caíram vertiginosamente, perdendo terreno sobretudo no segmento de comércio de alimentos, atingindo marcas como Extra Hiper, do Grupo Pão de Açúcar.

Com hipermercados encolhendo e lojas de proximidade em alta, o Grupo Pão de Açúcar está construindo o que os seus executivos estão chamando de “novo Pão de Açúcar”. Nos próximos três anos, a companhia vai abrir 50 lojas Pão de Açúcar (com área de até 1.500 m²) e outras 100 unidades da Minuto Pão de Açúcar, principalmente em bairros mais afastados.

No final do ano passado, o Grupo Pão de Açúcar vendeu 71 pontos comerciais do Extra Hiper para o Assaí e anunciou que deixará de operar com o modelo de hipermercado no Brasil.

O diretor de Negócios Especializados do Grupo, Frederic Garcia, afirmou que o novo modelo de negócio tem a intenção de ficar no meio termo entre o formato Minuto Pão de Açúcar (que vai até 300 metros de loja) e o Pão de Açúcar tradicional (que começa em 1.000 metros²).

Novo projeto

Também no final do ano passado, o Grupo Pão de Açúcar abriu sua primeira loja do novo projeto chamado Pão de Açúcar Fresh, formato especializado em alimentação fresca e perecíveis.

No total, o Grupo planeja usar cerca de R$ 1,2 bilhão do recurso captado no projeto de expansão das lojas (que engloba todos os modelos de negócio, incluindo o Fresh) e pretende lançar neste ano entre 15 e 20 lojas do Pão de Açúcar Fresh. A ideia é atrair também o público voltado à alimentação saudável, incluindo veganos e vegetarianos.

Para tanto, o formato das lojas de conveniência serve como uma luva!

Saiba mais

Este e outros temas de extrema relevância do setor serão discutidos na 15ª Feira e Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service, que serão realizados de 26 a 28 de julho, no São Paulo Expo.

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Participe também do 15º Fórum Internacional ExpoPostos & Conveniência, que vai reunir especialistas nacionais e internacionais para debater as principais tendências do setor. Veja a grade de programação completa e os especialistas confirmados aqui. As vagas são limitadas! Para fazer sua inscrição no Fórum, clique neste link.

Com informações da Isto É Dinheiro e Valor Investe/Empresas