ExpoPostos & Conveniência

No São Paulo Expo

10, 11 e 12 de setembro de 2024

15ª FEIRA E FÓRUM INTERNACIONAL DE POSTOS DE SERVIÇOS,
EQUIPAMENTOS, LOJAS DE CONVENIÊNCIA E FOOD SERVICE

“Consumidor pós-pandemia tem pressa e não vai mais perdoar atrasos”, afirma Roberto James

25/02/2022

Créditos: Roberto James

Consultor traça quadro elucidativo sobre o cliente moderno; ele é um dos palestrantes do 15º Fórum Internacional ExpoPostos & Conveniência

O consumidor dos tempos atuais é conectado, ágil, veloz e muito apressado em consumir. Esse é apenas uma parte do desenho pincelado por Roberto James, o ErreJota, administrador, especialista em logística e consultor de Negócios de Petróleo e Gás, quando traça o perfil do novo consumidor.

James será um dos palestrantes do 15º Fórum Internacional ExpoPostos & Conveniência, que será realizado entre os dias 26 a 28 de julho, no São Paulo Expo, em São Paulo. Sua palestra, “O Consumidor tem pressa: corra com ele ou corra atrás dele”, está marcada para o dia 26 de julho, às 12h30 e abordará a nova era dos aplicativos de pagamento e a influência das redes sociais na jornada do consumidor.

Na entrevista abaixo, James oferece um “aperitivo” do que os participantes poderão esperar de sua palestra.

Qual sua expectativa para o 15º Fórum Internacional ExpoPostos & Conveniência?

Depois de dois anos de pandemia, existe uma necessidade imensa de contato olho no olho. Esse talvez será o maior ganho da Feira e do Fórum: provar a todos que estamos passando por essa fase e vamos passar bem. Olhar nos olhos dos profissionais, empresários e participantes será como um sinal de que o mercado sobreviveu e com ele vem muita coisa boa. Com todos que tenho conversado, a resposta é unânime: ‘eu vou participar da ExpoPostos 2022’.

Com o acesso às novas tecnologias digitais hoje, o ‘consumidor do futuro’, imaginado há alguns anos, já chegou?

Exatamente. A internet e as redes sociais impulsionaram um consumidor ávido, veloz e muito apressado em consumir. Não só o e-commerce, mas as lojas físicas estão enfrentando o desafio da jornada do cliente. Hoje se compra gasolina por app (aplicativo). Os consumidores pesquisam antes de comprar e às vezes dão aula aos varejistas. Capacitação e marketing de conteúdo serão primordiais para as empresas.

Em se tratando do mercado de distribuição de combustível, é possível dizer que o consumidor está mais exigente?

O mercado de combustíveis foi o mais exigido nesse novo processo de jornada. O Brasil amarga um mercado regulado que aos poucos está sendo liberado, e essas mudanças balançaram a revenda. A distribuição saiu na frente e se adaptou rápido, mas os postos de combustíveis ainda têm muitos desafios com esse novo mercado e o consumidor não vai mais perdoar atrasos.

Quais os principais pontos que o senhor tratará na sua palestra?

Pouco se fala da visão do consumidor. O mercado está acostumado a mandar de cima para baixo e foi o que fez gigantes recuarem recentemente. O consumidor tem pressa, é exigente e está cada dia mais conectado. O maior desafio será pela atenção do consumidor e se conectar com ele. Parece fácil nos tempos de hoje, mas as empresas estão patinando, e os postos de gasolina não são exceção. Precisamos entender que o consumo de combustível é secundário e não traz prazer imediato, além do fato de que vender gasolina se tornará apenas um item de varejo no negócio.

Saiba mais

Este e outros temas de extrema relevância do setor serão discutidos na 15ª Feira e Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service, que serão realizados de 26 a 28 de julho, no São Paulo Expo.

Faça o seu credenciamento online gratuito para a 15ª Feira ExpoPostos & Conveniência: basta clicar neste link.

Participe também do 15º Fórum Internacional ExpoPostos & Conveniência, que vai reunir especialistas nacionais e internacionais para debater as principais tendências do setor. Veja a grade de programação completa e os especialistas confirmados aqui. As vagas são limitadas! Para fazer sua inscrição no Fórum, clique neste link.