ExpoPostos & Conveniência

No São Paulo Expo

10, 11 e 12 de setembro de 2024

15ª FEIRA E FÓRUM INTERNACIONAL DE POSTOS DE SERVIÇOS,
EQUIPAMENTOS, LOJAS DE CONVENIÊNCIA E FOOD SERVICE

Saiba quais são as vantagens do cashback para seu posto

21/01/2022

Créditos: FreePik.com

Serviço para compras online oferece ganhos para os clientes e para os proprietários

O serviço conhecido como cashback para compras online vai se tornando bastante conhecido e parece ter caído no gosto de muitos consumidores. Não é para menos. Imagine um grupo de clientes do seu posto de combustível e/ou da sua loja de conveniência cada vez mais fiéis justamente porque pode ter uma parte do dinheiro gasto de volta na conta toda vez que realiza uma compra. Pois bem, o cashback é mais ou menos isso: ganha o cliente e ganha o empresário.

As compras feitas pela internet crescem exponencialmente em todo o mundo e no Brasil. A partir daí, empresas e bancos passaram a oferecer aos consumidores o serviço de cashback (literalmente “dinheiro de volta”, em inglês). O objetivo é claro: fazer os clientes acumularem “créditos” ou saldos com a compra de alguns produtos ou serviços e posteriormente ter esse dinheiro de volta (na conta bancária ou como crédito para compra de outros produtos).

E outra ótima notícia para os estabelecimentos é que esse tipo de vantagem para os clientes acaba atraindo outros, todos interessados em acumular créditos. Para que os clientes possam usufruir do serviço, basta baixar um aplicativo no celular e se cadastrar. Nele é possível verificar todos os estabelecimentos que oferecem créditos.

“O cashback é hoje a melhor ferramenta de fidelização de clientes, pois dá ao usuário a liberdade para utilizar aquele dinheiro da forma que achar mais satisfatória. Não cabe mais a nós, lojistas, definirmos o que é ou não melhor ele fazer com o valor recebido”, afirma Henrique Goltara, proprietário do Cosmo Pay, que oferece serviço de cashback. Ele também é dono de um posto de combustível no Espírito Santo, junto com seu sócio na empresa, que também possui outros quatro postos.

Goltara traduz em números o que ele como dono de posto conquistou. Em quatro meses de operação com o serviço de cashback teve, em média, aumento de 20% nas vendas e 15% de redução nas transações com cartão de crédito.

“Só no meu posto de combustível fizemos uma captação de cerca de mil clientes em dois meses de operação do serviço”, relata Goltara, destacando uma das vantagens do aplicativo.

Em termos práticos, o posto de Goltara retorna ao cliente R$ 0,22 por litro de combustível comprado “sem limite de galonagem”. No caso do Cosmo Pay, não importa a forma de pagamento, uma vez que o dinheiro de volta se dá em todas as compras, seja pagando em dinheiro, cartão ou até com o próprio saldo acumulado no Cosmo.

Outra vantagem que o aplicativo oferece é o ganho de 15% de todos os valores recebidos caso o cliente indique o Cosmo Pay para outros consumidores, assim como também ganha 15% da mensalidade dos estabelecimentos indicados que aceitam trabalhar com o serviço de cashback do aplicativo.

Tipos de cashback

Entre os tipos desse serviço os principais são:

  • Os que permitem que se receba o dinheiro de volta na conta;
  • Os que permitem apenas que o dinheiro fique guardado em um tipo de “carteira digital” que poderá ser usada para abater o valor de futuras compras;
  • O “cashback social”, que ao invés de retornar parte dos gastos aos consumidores, destina a verba às instituições de caridade, podendo o cliente indicar qual delas vai receber o dinheiro.

Saiba mais

Este e outros temas de extrema relevância do setor serão discutidos na 15ª Feira e Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service, que serão realizados de 8 a 10 de março, no São Paulo Expo.

Faça o seu credenciamento online gratuito para a 15ª Feira ExpoPostos & Conveniência: basta clicar neste link

Participe também do 15º Fórum Internacional Expopostos & Conveniência, que vai reunir especialistas nacionais e internacionais para debater as principais tendências do setor. Veja a grade de programação completa e os especialistas confirmados aqui. As vagas são limitadas! Para fazer sua inscrição no Fórum, clique neste link.