ExpoPostos & Conveniência

15ª FEIRA E FÓRUM INTERNACIONAL DE POSTOS DE SERVIÇOS,
EQUIPAMENTOS, LOJAS DE CONVENIÊNCIA E FOOD SERVICE

Meios digitais de pagamentos: veja os principais para o seu posto

21/01/2022

Créditos: FreePik.com

A tecnologia permite que haja várias opções de pagamentos, facilitando a vida de clientes e dos empresários

Não é de hoje que o sistema bancário no Brasil investe fortemente em tecnologia para agilizar formas de pagamentos e de recebimentos. Há no mercado vários meios de pagamentos digitais que se bem conjugados podem trazer boas vantagens aos postos de combustível, atraindo e fidelizando clientes e até aumentando o faturamento.

O importante é oferecer ao cliente várias opções, independentemente da escolha dele, e estar preparado para receber todas as formas de pagamento.

Mas para o posto se preparar, é preciso cuidar dos investimentos em tecnologia e no treinamento dos funcionários que na ponta irão lidar diretamente com os clientes, ressalta Ailton Leite, vice-presidente de Economia e Finanças da Anefac (Associação Nacional de Executivos), órgão especializado em atualização profissional.

“Sempre é importante ficar atento à evolução tecnológica e ao treinamento do pessoal que vai lidar com a tecnologia. Eu percebo, por exemplo, que ainda existem muitos frentistas de postos que não estão familiarizados com certos tipos de pagamentos digitais, o que acaba dificultando a relação com o cliente, que por vezes também precisa de ajuda para realizar o pagamento”, destaca Leite.

Conheça as 5 principais formas digitais

Pix

Serviço que tem pouco mais de um ano de operação e segundo dados do Banco Central, 104,4 milhões de pessoas já utilizaram a ferramenta, ou 62,4% da população adulta no Brasil. Ainda segundo o BC, o Pix representa 72% das operações de transferência, superando TED, DOC e Boleto. Trata-se, portanto, de um meio importantíssimo para um posto de combustível ter como opção. É possível, por exemplo, disponibilizar QR Codes para que o cliente possa “fazer seu Pix” e abastecer de forma rápida e mais segura.

Nas palavras de Ailton Leite, o Pix traz uma grande vantagem que é entrada instantânea do dinheiro na conta bancária do posto, diferentemente de outros meios, como o cartão de crédito, em que há um prazo antes de o dinheiro estar disponível na conta. “O uso do Pix pode ser mais estimulado oferecendo ao cliente algum tipo de bônus ou desconto, já que o dinheiro cai direto na conta”, sugere.

Cartões de Crédito e de Débito

Meio essencial para a sobrevivência de qualquer negócio, seja de qual porte ou segmento. Um grande problema que acontece nos postos é que alguns ainda não oferecem a opção de crédito, o que impacta na atração de novos clientes. Um posto deve atuar com cartões de crédito e débito englobando todas as bandeiras possíveis.

Aceitar cartão, contudo, exige alguns cuidados, como com as taxas cobradas pelas operadoras, que são flutuantes, adotando o processo de conciliação de cartões, a fim de acompanhar e auditar todas as tarifas dos cartões e agir quando houver problemas na cobrança por parte das operadoras.

Carteiras digitais

Estima-se que, até 2025, cerca de 4,4 bilhões de pessoas no mundo passem a utilizar carteiras digitais. Nesse contexto, 40% dos pagamentos realizados por esse canal deverão ser por meio de QR code, ou seja, fisicamente nos estabelecimentos. As carteiras digitais são aplicativos que funcionam dentro dos smartphones armazenando dados de pagamento registrados como cartões de crédito, débito e até dinheiro na forma eletrônica. Outros tipos bastante populares hoje em dia também são a Iti, PagBank, PayPal e PicPay.

Vouchers

Também conhecidos como vale-combustível, funcionam como cartões de crédito. No entanto, os valores são creditados pela empresa onde a pessoa trabalha. Apesar de ser uma prática comum, muitos postos não aceitam ou não oferecem diversidade de cartões. Ao adotar um ou outro voucher, o posto acaba afastando potenciais clientes e reduzindo a sua lucratividade. Além disso, diminui as chances de fidelizar clientes, já que clientes que recebem vouchers costumam “adotar” um posto e sempre abastecer nele.

App de cashback

Aplicativos que as próprias empresas oferecem como opção e que podem também ser usados em postos. A Adaptive, em parceria com o Cibus, desenvolveu, por exemplo, o Adaptive Venda+, um app de fidelização que traz o benefício para você conseguir abastecer com CashBack no ato do abastecimento, além de poder acompanhar as diversas promoções, como produtos da conveniência e produtos para seu veículo.

Saiba mais

Este e outros temas de extrema relevância do setor serão discutidos na 15ª Feira e Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service, que serão realizados de 8 a 10 de março, no São Paulo Expo.

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