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Ruy Barros traz recomendações importantes para negócios se desenvolverem e prosperarem após a pandemia
Aos olhos de quem está de fora, observando a movimentação intensa de vários veículos durante o dia e à noite, parece fácil gerir os negócios de um posto de combustível.
Porém, a gestão de uma empresa como essa certamente vai muito além da simples aparência da circulação de veículos e do dinheiro em caixa. O consultor do Sebrae-SP Ruy Barros chama a atenção para alguns pontos fundamentais em que é preciso cuidar para que o negócio possa se desenvolver e prosperar, sobretudo em um momento posterior à pandemia da Covid-19, que trouxe grandes transformações no mercado e na vida dos consumidores.
A princípio, Barros ressalta questões que não podem ficar de fora, como a negociação com os fornecedores (que no caso dos de combustíveis praticam preços atrelados a decisões da Petrobras), a gestão de pessoas, uma vez que frentistas são funcionários que tem de ser treinados e precisam utilizar EPI (equipamento de proteção individual), o que acaba, por exemplo, gerando custo adicional, a manutenção dos equipamentos, além de custos fixos e variáveis como toda empresa tem.
“Minha orientação é sempre trabalhar focado nos processos, buscando melhorias, ouvindo seu pessoal e seus clientes na busca da excelência. Agregar a venda de produtos e serviços contribui para aumentar a receita”, recomenda.
Para isso, o consultor dá um exemplo prático. “Um funcionário bem treinado que observa o carro antes mesmo de parar na bomba. Ele se oferece para limpar o para-brisa, identifica que o limpador já está fora do padrão e orienta o cliente sobre a importância da troca, que, por sinal, pode ser feita ali mesmo enquanto o carro é abastecido. Pode gerar muito mais credibilidade e resultado do que simplesmente perguntar ‘a água e o óleo estão ok?’”.
Pessoas ouvem pessoas, continua Barros, quando mostram que conhecem o que estão fazendo. De acordo com ele, aumentar a receita de um posto de combustível pode e deve ir além da mera prestação do serviço de abastecer o carro do cliente.
“O gestor de um posto deve começar a pensar o que fazer de diferente para melhorar sua gestão. Ganhamos dinheiro resolvendo problemas de nossos clientes e muitas vezes nem sabemos que temos problemas com nossos próprios veículos”, compara.
Oportunidades
Em um cenário de pós-pandemia, contudo, as empresas devem saber identificar as oportunidades e aproveitá-las em favor de seus negócios.
O Sebrae recomenda algumas práticas aos empreendedores que precisam e querem vislumbrar oportunidades mesmo em um cenário aparentemente adverso:
Por fim, o consultor Ruy Barros lembra que é essencial manter os controles financeiros, com fluxo de caixa e DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) periódicos, controle de estoques, com inventário mensal, sem contar a contratação e treinamento de pessoas qualificadas.
“Com certeza tudo isso irá proporcionar o diferencial competitivo no negócio, fazendo com que mais e mais clientes utilizem os serviços”, destaca ele.
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