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Conheça as vantagens da gestão de postos com o uso do ERP

26/10/2021

 Sistema digital proporciona sistematização de dados, reforço gerencial e outros benefícios

Um fato de conhecimento amplo para quem é do mercado de combustível e até de profissionais que não possuem ligação direta com o setor é quanto à complexidade da operação de um posto de serviços. O que valia há cinco anos não vale mais atualmente. Isso mesmo: em apenas cinco anos mudou muita coisa.

Quando o assunto é gestão empresarial, não há como negar que a evolução é enorme — e ainda vem evoluindo — nos últimos anos em razão da chamada jornada digital, acelerada principalmente pela pandemia.

Marcelo Borja, especialista em Gestão de Postos, Lojas de Conveniência e Lubrificantes, chama a atenção para elementos fundamentais que passaram a ter mais importância nos últimos anos. De acordo com ele, os dados e as informações dos postos de serviços e lojas de conveniência se tornaram ativos valiosos para a gestão, servindo de base para ajustes nas atividades, melhor aproveitamento dos seus recursos e para uma tomada de decisão mais consciente. “Você, revendedor, sabe que apenas uma tomada de decisão errada em um posto pode comprometer o mês, o semestre ou até mesmo o resultado de um ano”, alerta Borja.

Créditos: Marcelo Borja

Diante disso, ferramentas voltadas para a otimização da gestão da informação, como é o caso do ERP (Enterprise Resource Planning), ou Sistema de Gestão Integrado, tornaram-se essenciais na rotina dos negócios do posto. O grande poder de sistematização de dados, centralização de informações e reforço gerencial despontam como algumas das vantagens mais importantes na utilização de um ERP.

O especialista afirma ainda que, além dos fatores acima, existem muitos outros benefícios que comprovam o potencial positivo dessa solução:

Segurança das informações

A questão principal aqui está na centralização das informações em um único lugar. Isso significa que os gestores e profissionais de TI (Tecnologia de Informação) não precisam despender esforços e recursos na proteção de diferentes bancos de dados, mas apenas um: o do ERP. “Neste caso, é muito mais vantajoso o posto ter seu serviço de ERP em nuvem”, destaca Borja.

Flexibilidade e acesso remoto

De maneira geral, o acesso remoto facilita o trabalho dos tomadores de decisão, que podem acessar o sistema de qualquer local e a qualquer hora, agilizando decisões ou a identificação de pontos de atenção que precisam ser rapidamente solucionados. Ter o seu estoque de combustíveis por hora na palma da mão ou a sua venda de lubrificantes da rede toda no dia seguinte facilita a vida de muito revendedor.

Redução de custos

Modernizar as rotinas burocráticas diminui gargalos operacionais, permitindo não só uma operação mais enxuta, mas ainda mais direcionada, focada no controle e operação do posto de serviços. “Ainda mais se a operação for departamentalizada, onde cada parte do posto é um centro de custo separado. Por exemplo:  Pista, Troca de Óleo, Loja de Conveniência, Lavacar etc.”

Parametrização das informações

Hoje, dados e informações são os motivadores das ações do revendedor para o posto. Por isso, é fundamental que cada um desses dados e informações esteja devidamente padronizado, visível e compreensível para que funcionários, gestores, diretores e demais membros da empresa possam utilizá-los da melhor maneira possível. Todos seguindo na mesma direção e com as mesmas informações. Claro, segmentado por nível de hierarquia ao acesso, mas todas com a mesma “cara” do negócio.

Opções para todos os tamanhos

Por fim, conclui Borja, dependendo do tamanho do Posto ou da Rede de Postos, se o revendedor tiver que realizar todas essas tarefas consultando cadernos, planilhas isoladas e documentos em papel, pode perder tempo e ainda cometer erros.  A boa notícia é que há cada vez mais softwares de ERP para pequenos e médios negócios, seja para o posto ou mesmo para a loja de conveniência. Por serem mais simples, esses sistemas podem ser implementados mais rapidamente. Em muitos casos, não é necessário instalar nada: o serviço funciona na nuvem.

“A única certeza que tenho sobre a operação de um posto, pela minha experiência de mais de 20 anos no negócio, é que, além de muitas variáveis internas e externas, a tomada de decisão do revendedor deve ser baseada em fatos e dados. Agora, com uso de um ERP, não dá mais para se valer do saudosismo e achar que ‘no meu tempo…’ Não funciona mais assim”, complementa Borja.