ExpoPostos & Conveniência

15ª FEIRA E FÓRUM INTERNACIONAL DE POSTOS DE SERVIÇOS,
EQUIPAMENTOS, LOJAS DE CONVENIÊNCIA E FOOD SERVICE

Destacar os elementos visuais são como o cartão de visita da loja

Quem não é visto, não é lembrado. A expressão tão conhecida quando se quer destacar a importância da promoção pessoal e, principalmente, a de empresas nos negócios, cai muito bem para a comunicação visual nos postos de combustíveis.

Trata-se do “cartão de visitas” do estabelecimento, resume André Pires, Business Development Supervisor da Avery Dennison, empresa especializada em impressão digital de alta tecnologia. “Sempre que temos os postos com decorações bem iluminadas, limpas, em bom estado de conservação, com produtos que visualmente nos atraem iremos com certeza abastecer o veículo, e tomar um cafezinho”, exemplifica.

Uma boa comunicação visual precisa levar em consideração um outro conceito bem importante para pontos comerciais ao ar livre: a identidade visual.

No caso do varejo de combustíveis, é a forma como a distribuidora é reconhecida na sua rede de postos, sobretudo pelo destaque da logomarca exposta em totens, testeiras e outros elementos de imagem.

A identidade varejista é normalmente formada por grupos de elementos visuais, alguns obrigatórios por lei, conforme a portaria 116 da ANP (Agência Nacional de Petróleo), que também determina algumas dimensões.

Os elementos básicos corporativos são:

Novas tecnologias

Vale destacar que o segmento de serviços em comunicação visual vem sempre acompanhado de novidades tecnológicas. André Pires enumera os produtos de destaque da Avery Dennison: linhas de vinil para decoração, películas translúcidas, DOL-Filme de proteção, além de películas translúcidas que possuem tecnologia para iluminação com LED sem deixar marcas. Mais recentemente, a empresa lançou as películas para vidros com controle solar para lojas de conveniência.

“Realizamos visitas frequentes nos locais de aplicação (na pandemia, tudo feito de forma remota) para validarmos os produtos, cores personalizadas e detalhes especiais. Depois disso, trabalhamos na aprovação das amostras e protótipos. Contamos ainda com laboratórios focados na realização de testes para levar sempre o melhor ao consumidor”, explica Pires.