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CONCILIAÇÃO É A NOVA FRONTEIRA NA GESTÃO FINANCEIRA

24/08/2021

Como nenhum sistema é perfeito, é importante verificar se não há erros e evitar fraudes através de serviço de precisão em checagens de transações comerciais

Cartões de crédito, ou de débito, o chamado “dinheiro de plástico”, vendas on-line e crédito instantâneo, dados digitalizados e pouco papel. Tudo isso existe para facilitar a vida de lojistas e comerciantes, o que inclui postos de combustíveis e lojas de conveniência. Porém, quando o volume nas transações com cartões atinge cifras consideráveis, a probabilidade de ocorrer erros ou fraudes crescem na mesma proporção do volume. É aí que entra a Conciliação de Cartões.

Trata-se de um processo que consiste em checar os dados disponibilizados pelas operadoras de cartões quanto às compras realizadas pela empresa e verificar se não há disparidade entre os valores pagos, os prazos estabelecidos e os descontos cobrados.

Quem explica é o gerente de Marketing da Conciliadora, Leonardo Augusto Borges. “A conciliação de cartões pode parecer uma tarefa simples. É muito comum encontrar postos de combustíveis que não fazem ou tentam fazer manualmente, no entanto, essa ação aumenta as chances de erros e não identifica a falta de algum pagamento, por exemplo.”

A Conciliadora é uma empresa de tecnologia financeira especializada em conciliação, presente em mais de 8 mil estabelecimentos comerciais pelo país.

Borges ressalta que com a conciliação automática no posto de combustível, todo o processo de controle de vendas em cartão fica mais fácil e rápido. De acordo com ele, a equipe responsável passa a ter uma gestão financeira mais assertiva e prática com a metodologia de três etapas utilizada pela Conciliadora, todas elas integradas com o sistema de gestão utilizado pelo posto:

  • Conciliação de Vendas: as realizadas no estabelecimento confrontadas com os dados das vendas na operadora de cartões. Não são incomuns casos de vendas que são processadas e efetuadas no sistema, mas que, por algum problema, não são transmitidas para a adquirente. Ou seja, o lojista entrega o produto, porém, não recebe por ele.
  • Conciliação de Pagamentos: para garantir que os valores corretos sejam recebidos, deve-se comparar os dados das vendas, descontar os valores e taxas cobrados pelas operadoras e conferir o extrato bancário. São, portanto, verificados os pagamentos feitos pela operadora para a empresa.
  • Conciliação Bancária: vai verificar o saldo da conta, as entradas e as saídas, comparando com as contas a pagar e os valores a serem recebidos

Ainda de acordo com o gerente de Marketing, é possível analisar e classificar os dados em segundos, trazendo informações relevantes com foco no que precisa ser visto. “Além disso, estimamos o quanto o posto vai economizar com ações assertivas: quanto cada pagamento foi efetuado; os custos e taxas conciliado e validado em sua conta bancária e muitas outras formas de controle”.

Texto por Redação ExpoPostos & Conveniência