ExpoPostos & Conveniência

No São Paulo Expo

10, 11 e 12 de setembro de 2024

15ª FEIRA E FÓRUM INTERNACIONAL DE POSTOS DE SERVIÇOS,
EQUIPAMENTOS, LOJAS DE CONVENIÊNCIA E FOOD SERVICE

BOAS PERSPECTIVAS PARA O MERCADO DE DISTRIBUIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS

24/08/2021

Alguns indicadores como ampliação da vacinação contra a Covid-19 e a safra de grãos trazem bons ventos para a Economia e para o mercado de distribuição de combustível

À medida que a vacinação contra a Covid-19 se amplia no país, juntamente com as expectativas recordes na safra de grãos para este ano (e a necessidade de transportar toda a carga), consolidam-se boas possibilidades de crescimento no consumo de combustíveis no Brasil para os próximos meses e para 2022. São perspectivas como essas que levam um pouco mais de otimismo ao setor de distribuição de combustíveis.

Estudos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que presta serviços ao Ministério de Minas e Energia (MME) na área de pesquisas em planejamento do setor energético, indicam que o consumo de gasolina e etanol no segundo semestre deste ano deverá retomar os níveis equivalentes aos de 2019, portanto no período pré-pandemia. O mesmo deverá se dar com o óleo diesel, com forte recuperação de mercado.

De acordo com os números da EPE, os volumes comercializados de gasolina e etanol de janeiro a maio de 2021 foram 4,2% maiores em comparação com o mesmo período de 2020. A EPE projeta crescimento de 3,0% em 2021 e de 2,3% em 2022 nas vendas de gasolina e etanol.

No caso do diesel, os dados da EPE indicam que as vendas têm mantido forte desempenho, apesar do quadro pandêmico no País. Os volumes comercializados de janeiro a maio de 2021 foram 11,5% maiores em comparação com o mesmo período de 2020. “A retomada da atividade econômica em 2021, especialmente o bom desempenho da agropecuária, com expectativa de safra recorde de grãos, tem conduzido o crescimento da demanda de óleo diesel no Brasil”, destaca o estudo denominado “Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo”. A EPE projeta crescimento de 5,5% em 2021 e de 2,9% em 2022 nas vendas domésticas de óleo diesel.

Otimismo e planejamento

É com esse quadro de crescimento que a Ciapetro trabalha seu planejamento para os próximos meses. A distribuidora, fundada em 1996, tem sede na cidade de Cianorte, no Paraná, com forte atuação nas regiões Sudeste e Sul do País.

A Ciapetro informou, por meio do seu departamento de Marketing, que está bastante otimista com o momento do mercado. “Entendemos ser um momento de atenção às mudanças do setor de combustíveis. Sabemos que serão tempos de mudanças em todos os sentidos e estamos preparados para esta retomada, contando com a máxima qualidade e controle em nossos processos”.

Ainda segundo a distribuidora, após 25 anos de história construída com responsabilidade, sua estrutura presente em sete estados e no Distrito Federal dá o suporte necessário para atender a cada cliente e parceiro.

Texto por Redação ExpoPostos & Conveniência