CENÁRIO POLÍTICO É TEMA DE PALESTRA DE WILLIAM WAACK NA EXPOPOSTOS & CONVENIÊNCIA

Data: 06/AGO/2015

Com a participação de 180 expositores, evento apresenta as tendências e inovações em produtos e serviços para os postos de combustíveis

 

 

A ExpoPostos & Conveniência 2015 – XII Feira e Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service, maior evento do setor de distribuição de combustíveis do País, abriu hoje  (06/08) o segundo dia da 12ª edição, com palestra do jornalista William Waack, da TV Globo, sobre o cenário político brasileiro, para  mais de 400 representantes do setor de distribuição e de fornecedores.

 

Segundo William Waack, o cenário recessivo, caracterizado por baixo crescimento, inflação alta, custos elevados, déficit das contas públicas, fatores contra a capacidade de expansão da economia e imprevisibilidade, preocupa as empresas, mas associado à atual crise política, de dimensão ainda mais forte, cria a tempestade perfeita pela qual passa o País. “Hoje é impossível falar de economia sem falar, em primeiro lugar, de política. As duas crises se retroalimentam e se transformaram em uma coisa só”, destacou na abertura do encontro.

 

“O Brasil vive, já há algum tempo, uma crise politica caracterizada pela existência de um fosso entre quem elege e quem é eleito. O sistema politico brasileiro não é encarado pelos eleitores como instituição e corpo de ideias capaz de articular os interesses de determinados públicos e de transformá-los em políticas públicas. O eleitor não confia no Congresso e nos partidos políticos, e eles são vítimas de um grau de desconfiança que vai além da média internacional. Isto é perigoso, justamente neste momento”, advertiu o jornalista.

 

O apelo ao Congresso, realizado ontem pelo vice-presidente da República, Michel Temer, de que alguém precisa unir o País e é necessário evitar a votação de itens que tornarão impossível qualquer tipo de arremedo das contas públicas, segundo Waack, demonstra a gravidade da situação atual. “Se não há um mínimo de união política e confiança, e se o Executivo não consegue, através do seu próprio partido, organizar uma agenda mínima, e se ninguém o leva mais a sério, o País não anda, tanto do ponto de vista do funcionamento político, quanto do sistema econômico”, observou, ao alertar de que não se pode pensar que o Brasil é uma ilha de prosperidade e que sairá ileso desse contexto.

 

“Há um consenso de que o país gasta no curto prazo aquilo que não tem. Nós, brasileiros, estabelecemos um consenso de que a distribuição de benefícios, benesses e de todo tipo de cheque pago pelo Estado não tem nenhuma relação com a arrecadação e a receita. Mas essa conta estourou. Não dá mais para sustentar essas benesses com a atual carga tributaria. Os gastos de custeio da máquina pública vêm subindo há 30 anos mais do que o PIB. E isso criou a tempestade perfeita, pois coincidiu com uma crise politica sem precedentes”, afirmou.

 

Diante dos desdobramentos políticos de ontem, Waack, como analista de riscos, estima que o País viverá momentos de fortes mudanças políticas e manifestações da sociedade. “O Brasil precisa de alguém que una o País, alguém com credibilidade e liderança. Mas o problema é que também vivemos uma crise de liderança, não só de credibilidade, de confiança”, ressaltou. Em contrapartida, “a boa noticia é que ocorre uma transformação na forma como o brasileiro entende as coisas e o que se espera dele e como deve conduzir o seu futuro”, concluiu o jornalista.

 

A despeito das incertezas no cenário político e da crise econômica, a ExpoPostos & combustíveis foi aberta em clima positivo em relação à perspectiva de negócios durante o evento – de pelo menos R$ 150 milhões -, sustentada nos diversos lançamentos e tecnologias apresentadas por fornecedores do setor, e que atendem às demandas por mais eficiência, melhor gestão e produtividade, além de excelência no atendimento ao consumidor.  Segundo Rubens Slaviski, diretor de Negócios da ExpoPostos & Conveniência, o interesse pela ExpoPostos & Conveniência pode ser medido pelo número de visitantes do evento, previstos em 20 mil pessoas.

 

Sobre a ExpoPostos & Conveniência

A ExpoPostos & Conveniência 2015 reúne fornecedores e profissionais dos vários segmentos voltados à atividade de comercialização de combustíveis e lojas de conveniência, e é realizada pela ABIEPS (Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos para Postos de Serviços), Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes) e Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes). Conta com o patrocínio máster da Souza Cruz e com a promoção e organização da Fagga GL | events Exhibitions

 

A feira apresenta as últimas tendências e novidades do mercado, incluindo novos produtos e tecnologias voltadas ao setor. Debates sobre temas de relevância para o mercado também fazem parte da programação do Fórum, que acontece simultaneamente à feira.

 

Fagga l GL events Exhibitions

Pioneira no mercado de feiras de negócios no Rio de Janeiro, a Fagga l GL events Exhibitions conta com um portfólio que reúne mais de três mil eventos realizados no Brasil e 250 no exterior. A empresa tem escritórios no Rio de Janeiro, em São Paulo e Minas Gerais. Além da forte presença no eixo Rio-São Paulo, a Fagga consolidou sua presença em outros destinos do Brasil, especialmente os de apelo regional, como Minas Gerais e Bahia. 

 

Serviço: ExpoPostos & Conveniência 2015
Local: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo
Dias: 05 a 07 de agosto


Fagga l GL events Exhibitions – www.fagga.com.br / GL events Brasil -www.gleventsbrasil.net
 

Informações à imprensa:

GPCOM Comunicação Corporativa

Débora Ferreira – deboraferreira@gpcom.com.br

Mário César de Mauro – mariocesar@gpcom.com.br

Mariana Ferreira – mariana@gpcom.com.br

Giovanna Picillo (11) 3129-5158

www.gpcom.com.br

Leia também

Shell participa da ExpoPostos & Conveniência e reforça o novo posicionamento da marca no mercado Fornecedoras de equipamentos geram economia de água e redução de custos operacionais em postos de combustíveis Visitantes da ExpoPostos & Conveniência 2017 têm descontos em passagens aéreas e promoções em hospedagem
/ExpoPostos /ExpoPostos /ExpoPostos
Fagga | GL events Exhibitions
expopostos@expopostos.com.br
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Tel.: +55 21 2441-9100
Rod. dos Imigrantes, km 1,5
Água Funda - São Paulo
Tel.: +55 11 50 67-1717