Sob o impulso do food service, faturamento das lojas de conveniência cresce em ritmo três vezes superior ao do número de lojas

Data: 22/04/2015
Fonte:


Este segmento do varejo já movimenta quase R$ 6 bilhões ao ano e será destaque da ExpoPostos & Conveniência

Em franca expansão no Brasil, o varejo de conveniência registra crescimento de vendas bem superior ao da abertura de lojas, e consolida-se como um negócio de grandes oportunidades para os postos de combustíveis. Segundo dados do SINDICOM (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes), as vendas do segmento cresceram, em média, 18% ao ano entre 2010 e 2014, ou seja, três vezes mais do que os 6% de incremento no número de unidades.  Atualmente já são mais de 7 mil lojas do gênero espalhadas pelo Brasil, que movimentam quase R$ 6 bilhões ao ano.

“O varejo de conveniência é um setor em pleno desenvolvimento, e que cresce mesmo em cenário de retração econômica, devido ao seu grande potencial”, afirma Rubens Slaviski, diretor de negócios da ExpoPostos & Conveniência, maior evento do setor de distribuição de combustíveis do País, que será realizado entre os dias 05 e 07 de agosto, em São Paulo, e terá o varejo de conveniência como um dos grandes destaques. 

Um dos fatores que estão impulsionando este setor é o food service, com a comercialização de dezenas de produtos, como pães, sanduíches, salgados e sobremesas, inclusive de alto padrão. Algumas lojas contam com padaria com pão fresco e cafeteria gourmet, e há ainda temakerias e pizzarias. Há lojas em que o consumidor pode realizar seu café da manhã ou até almoçar. Algumas bandeiras de distribuição de combustíveis criaram inclusive marcas próprias de produtos.

Às vendas de food service, somam-se as de outros alimentos, como sorvetes, snacks e biscoitos, além de bebidas e tabacaria. “As lojas de conveniência estão mudando seu formato, com um mix de produtos maior e um espaço dedicado à alimentação fora do lar”, acrescenta Slaviski, ao destacar que o conceito de conveniência já está assimilado pelo consumidor brasileiro. “Há uma demanda crescente por novidades, qualidade e diversificação no mix de produtos e serviços.”

Segundo os dados do Sindicom, o faturamento das lojas de conveniência representou 6,5% da receita dos postos de combustíveis, sendo responsáveis por mais de 22 mil empregos diretos e 93 mil indiretos. 

O potencial de instalação de novas lojas também é enorme: o País conta com 39 mil postos de combustíveis, dos quais apenas 18% possuem unidades de conveniência. No Brasil, segundo dados do Sindicom, há 35 lojas per capita, número bem abaixo das 400 lojas per capita existentes nos EUA, e inferior até mesmo a alguns países latino-americanos, como Uruguai, onde há 104 lojas per capita; Chile, com 49, e Paraguai, com 40 lojas per capita. 

Para os donos de postos de gasolina, que querem ampliar a atuação nesse segmento, a ExpoPostos & Conveniência irá apresentar as últimas novidades e tecnologias em lojas de conveniência. O evento vai reunir empresas, profissionais e fornecedores de Postos de Serviços, Lojas de Conveniência e Indústria de Equipamentos de todo o País e prevê movimentar R$ 150 milhões em negócios. 

Com previsão de receber 180 expositores e 20 mil visitantes, a ExpoPostos & Conveniência é realizada pela ABIEPS (Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos para Postos de Serviços), Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes) e Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes), e conta com o patrocínio máster da Souza Cruz e com a promoção e organização da Fagga GL | events Exhibitions


Fagga l GL events Exhibitions

Pioneira no mercado de feiras de negócios no Rio de Janeiro, a Fagga l GL events Exhibitions conta com um portfólio que reúne mais de três mil eventos realizados no Brasil e 250 no exterior. A empresa tem escritórios no Rio de Janeiro, em São Paulo e Minas Gerais. Além da forte presença no eixo Rio-São Paulo, a Fagga consolidou sua presença em outros destinos do Brasil, especialmente os de apelo regional, como Minas Gerais e Bahia. 

Serviço: ExpoPostos & Conveniência 2015
Local: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo
Dias: 05 a 07 de agosto

Fagga l GL events Exhibitions – www.fagga.com.br
 / GL events Brasil -www.gleventsbrasil.net

Informações à imprensa:
GPCOM Comunicação Corporativa
Débora Ferreira – deboraferreira@gpcom.com.br 
Mário César de Mauro – mariocesar@gpcom.com.br 
Mariana Ferreira – mariana@gpcom.com.br
Giovanna Picillo (11) 3129-5158
www.gpcom.com.br

Leia também

CEO da Google abre Fórum Internacional na ExpoPostos & Conveniência MEIO FILTRANTE - CEO da Google abre Fórum Internacional na ExpoPostos Conveniência Visitantes da ExpoPostos & Conveniência 2017 têm descontos em passagens aéreas e promoções em hospedagem
/ExpoPostos /ExpoPostos /ExpoPostos
Fagga | GL events Exhibitions
expopostos@expopostos.com.br
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Tel.: +55 21 2441-9100
Rod. dos Imigrantes, km 1,5
Água Funda - São Paulo
Tel.: +55 11 50 67-1717